Nova edição da Marés

A nova edição da Marés é posta em distribuição numa altura em que o mundo se vê a braços com uma crise de saúde pública que nos obriga a tomar medidas de contenção muito rigorosas, condicionando todas as atividades económicas, sociais e culturais. A distribuição da revista, de que fazemos sempre questão que seja personalizada, de mão em mão, nos nossos balcões e nos Portos, ficará agora à distância de um click no nosso site para a segurança de todos nós. A distribuição tradicional será feita de acordo com a evolução da situação.

Nesta edição recordamos acontecimentos importantes do ano que passou, e reflexões sempre atuais sobre o “estado da arte” do país marítimo, das pescas em particular, mas também do setor cooperativo e social.

Em destaque

João Delgado assina o Editorial, enfatizando o papel das pessoas na dinâmica das organizações e das decisões políticas, elegendo o Encontro Nacional do Dia do Mar, Desafiar o Futuro das Pescas, organizado em parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra e apoio da Docapesca, com um importante momento exemplificativo desta dinâmica e traça as principais linhas de orientação da atividade da Mútua para os próximos anos, elegendo uma vez mais o papel central das pessoas na organização.

O tema de capa é precisamente o Encontro Nacional do Dia do Mar, Desafiar o Futuro das Pescas, que juntou diversas entidades e organizações do setor, para refletir sobre as condições de trabalho e segurança, desafios e oportunidades da pesca artesanal, do cerco e industrial, formas de valorização da produção, infraestruturas e boas práticas do setor. Contamos com um artigo do Eng.º Tiago Sarandes Teixeira, do GAMA – Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos e da Autoridade para a Meteorologia Aeronáutica, a quem agradecemos a colaboração uma vez mais, sobre o trabalho deste organismo na análise dos acidentes marítimos, e sua intervenção junto dos armadores e entidades envolvidas, com vista à prevenção dos acidentes. O Associativismo no setor da pesca, é tema também em destaque, pela mão da Administração da Mútua, e a pretexto de iniciativa do Gal Pesca do Litoral Alentejano, reforçando a importância do trabalho coletivo para a resolução dos problemas do setor.

Por todas estas razões vale a pena folhear a sua Marés, com a consciência de que algumas temáticas e questões aqui abordadas, depois desta crise global de saúde pública, irão merecer por parte de todos nós, uma maior atenção.

Ver edições anteriores
Print Friendly, PDF & Email