“No dia 26 de Janeiro não cabia em si de felicidade quando nos veio mostrar, orgulhoso, a sua medalha! É uma honra para a Mútua poder dar esta notícia e uma honra continuar a ter o Sr. Joaquim José Mota como um dos seus mais queridos membros.” Foi assim que falámos pela última vez deste bom homem que agora nos deixou… quando aos 91 anos recebia o título honorífico de Comendador da Ordem do Mérito Empresarial, uma condecoração feita pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 26 de janeiro de 2023.
No ano anterior, na cerimónia de encerramento das comemorações dos 80 anos da Mútua, tínhamos sido nós a homenageá-lo, porque a sua vida fez parte da vida da Mútua também. Uma ligação que se iniciou nos anos noventa, quando lhe coube conduzir, em 1994, o processo de integração da Mútua da Sardinha, na Mútua dos Pescadores. Torando-se então, nas eleições seguintes aos Órgãos Sociais da Mútua, membro do Conselho Fiscal, e a partir de então foi sempre o Presidente desse órgão, até 2017. Foi mandatário da lista atual dos órgãos sociais, e continuou a estar presente até a saúde lhe permitir.
Um bom amigo, que parte com uma vida cheia, ao serviço da pesca e da sua comunidade.
A Mútua dos Pescadores presta assim a mais sentida homenagem ao Sr. Joaquim José Mota (o Sr. Mota, como era carinhosamente tratado) e endereça as condolências à sua esposa D. Ilda e à sua família e entes queridos.