Notícias

O início deste Ano Internacional das Cooperativas acordou com consternação, com a notícia do falecimento de Rui Namorado, o professor da Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra, que dedicou a vida ao estudo, à promoção e valorização, da Economia Social.

Mútua dos Pescadores solidária com o setor

Os representantes do setor contestam a forma insustentável como o espaço marítimo ao longo de toda a costa algarvia tem vindo a ser progressivamente ocupado por atividades emergentes, onde se destacam as explorações aquícolas de grande dimensão, mas não só.

Uma tragédia aconteceu na sequência de uma colisão ocorrida na tarde do dia 6 de janeiro, entre uma embarcação de pesca desportiva onde seguiam quatro tripulantes e uma embarcação de transporte de passageiros, que efetuava o percurso entre o Barreiro e Lisboa.

2025 - Ano Internacional das Cooperativas

“As cooperativas constroem um mundo melhor” é a máxima escolhida pela Aliança Cooperativa Internacional, para celebrar o Ano Internacional das Cooperativas da ONU 2025 (AIC2025), mostrando o impacto global duradouro que as cooperativas têm em todo o lado.

30 de março de 2025 em vários locais

Em março de 2025 terão lugar as eleições para os órgãos sociais da Mútua dos Pescadores, mandato de 2025 a 2028.

A edição 91 da Marés destaca as eleições para os órgãos sociais da Mútua, para o mandato de 2025-2028, colhendo os testemunhos de alguns dos atuais dirigentes sobre a sua experiência de vida, e de relação com a Mútua. Álvaro Bota Guia, Arsénio Caetano, Fernanda Lacerda, Jerónimo Viana, João Delgado, Lurdes Baptista, Rui Coelho e Campos, são os dirigentes que fomos “escutar” para este dossier.

22 de dezembro, Voz do Operário, Lisboa

A Mútua dos Pescadores realiza a sua Assembleia Geral no próximo dia 22 de dezembro, na Voz do Operário, em Lisboa. Participe!

Ao longo deste ano a Revista Segurança, para assinalar o seu 60.º Aniversário, distinguiu várias personalidades em cada uma das suas edições, dando-lhes honra de capa. Na última edição do ano a Revista distinguiu a Mútua, pelo seu trabalho em prol das pescas, e em particular na área da segurança marítima.

Notícia atualizada com materiais de divulgação

“Se o mar mete respeito, porque insistimos em desafiá-lo?” é o mote da primeira campanha desenvolvida pela AMN sobre o mar de inverno, que pretende alertar para os perigos do mar, que nesta altura se agravam sem que haja vigilância nas praias.

A reivindicação dos pescadores de Lisboa, contra a ordem de despejo camarária, a pretexto da organização do complexo “Hub do Mar”, foi satisfeita a seu favor.
Não há Hub do Mar sem a pesca, a mais antiga e a única das atividades marítimas que contribui para o abastecimento da população por trazer alimento do mar para terra de que depende a subsistência da população.” pode ler-se no final do comunicado dos pescadores à imprensa, de dezembro de 2024.

Parceria entre a empresa Futurismo e Clube Naval de Ponta Delgada

Entre a Futurismo, empresa açoreana dedicada ao turismo de natureza, com enfoque especial para a observação de baleias; o Clube Naval de Ponta Delgada e o mestre construtor naval, João Tavares, natural da Ilha do Pico, deu-se a melhor das alianças em nome da tradição baleeira açoreana.

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego - CITE, atribuiu o Selo da Igualdade Salarial 2024 à Mútua dos Pescadores, pelas suas boas práticas na promoção da Igualdade Remuneratória entre Mulheres e Homens por trabalho igual ou de igual valor.