Segurança no mar

Foto Marisa Rodrigues JN

(IN)SEGURANÇA MARÍTIMA

Nesta época do ano, somos assombrados com as notícias dos trágicos acidentes nas estradas portuguesas. A operação Natal e Ano Novo da GNR, ano após ano faz o balanço, e este ano não é exceção: 580 feridos ligeiros, 38 feridos graves e 11 mortos (9 no continente e dois nos Açores e Madeira), até à data. Mais acidentes e menos vítimas mortais do que em 2018 (quando se registaram 21). Mas a operação que começou a 20 de dezembro, só terminará a 5 de janeiro de 2020. Nas estradas marítimas portuguesas os acidentes são menos comuns, mas nem por isso menos graves, e quando morre um homem do mar, é toda uma atividade profissional e as suas comunidades que padecem. 2019 termina com sabor amargo com a ocorrência de três acidentes graves, que culminaram com a morte de dois pescadores, na praia da Aguda e na Ilha da Culatra, registando-se também o desaparecimento de um pescador lúdico, ex-profissional da pesca, em Viana do Castelo, a bordo de uma embarcação de recreio.

Ler Mais

Questionário – AUTOAVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO A FATORES DE RISCO DE ACIDENTE NA PESCA

A Comissão Permanente de Acompanhamento para a Segurança dos Homens do Mar, de que a Mútua faz parte, dando continuidade ao trabalho de sensibilização e prevenção para a segurança marítima que tem vindo a realizar desde que foi criada em 2010, lançou um questionário dirigido aos profissionais da pesca local e costeira, que “pretende avaliar a perceção dos pescadores e armadores sobre as situações relacionadas com a segurança que têm maior impacto na sua atividade profissional, tendo ainda como objetivo encontrar e definir medidas de prevenção do risco”.

Ler Mais

Guia europeu para a prevenção de riscos em pequenos navios de pesca

Foi publicada em junho de 2017 a versão portuguesa do “Guia europeu para a prevenção de riscos em pequenos navios de pesca”, um trabalho desenvolvido pela Labour Associados, SLL, por encomenda da Comissão Europeia, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão, e que envolveu várias associações sindicais e patronais, e entidades dos vários países membros da UE relacionadas com estas matérias. Desde a primeira hora que este trabalho contou com a colaboração da Mútua dos Pescadores, tendo Cristina Moço, Diretora de Ação Social e Cooperativa, integrado o painel de avaliação da primeira versão do projeto, em 2011.

Ler Mais