Notícia atualizada com materiais de divulgação
“Se o mar mete respeito, porque insistimos em desafiá-lo?” é o mote da primeira campanha desenvolvida pela AMN sobre o mar de inverno, que pretende alertar para os perigos do mar, que nesta altura se agravam sem que haja vigilância nas praias.
Os principais alvos da campanha são os pescadores desportivos, que estão nas arribas, mas também há que considerar o risco das pessoas que continuam a ir, segundo a AMN, “espreitar para ver a vista e tirar uma fotografia”, e se colocam assim em risco, nas arribas.
Os números fazem soar os alarmes, entre 2023 e 2024 perderam a vida 35 pescadores, segundo informação da AMN.
O Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Contra-almirante José Vizinha Mirones, explicou à Lusa, em notícia do Jornal on-line Alvorada *, que a segurança é, para a instituição, “um compromisso de 365 dias, 24 horas por dia. Portanto, não pode só resumir-se ao Verão”.
Lembrou que o mar em Portugal “é muito traiçoeiro porque aparenta estar calmo e de repente podem surgir ondas de alguma dimensão que colocam as pessoas em risco”, sendo necessários cuidados redobrados.
Ao contrário do Verão em que a AMN implementa um dispositivo de vigilância nas praias e no litoral, com várias campanhas de sensibilização, no Inverno, apesar de menos pessoas nas praias, ainda há quem corra riscos, pelo que, adianta o Vice-almirante, “se esta campanha salvar uma vida, já é um sucesso”, frisando a necessidade de diminuir o número de acidentes.
Mas o “Mar de Inverno” é uma campanha que pretende deixar todos sensibilizados para o problema: população em geral, pescadores lúdicos e também pescadores profissionais, não obstante estes últimos, nas palavras do Contra-almirante, “fruto do especial cuidado com que atuam no mar, pela sua experiência e por eles próprios realizarem campanhas de sensibilização”, sofram menos acidentes mortais.
A campanha produziu um conjunto de materiais para serem utilizados na televisão, rádio e colocados no espaço público, e conta com o apoio das Câmaras Municipais para o seu desenvolvimento.
Aqui destacamos as recomendações da AMN:
- Atenção à meteorologia nas saída para o mar;
- Atenção aos avisos que os capitães de portos fazem relativamente ao estado das barras;
- Evitar aproximar-se dos molhes e das arribas para tirar fotografias, ou das praias quando o mar está revolto;
- Nunca andar sozinhos nestas zonas perigosas;
- Ter especial cuidado com as crianças;
- Em caso de acidente ligar de imediato para o 112.
Ajude também a passar a mensagem!
Materiais de divulgação da campanha da Autoridade Marítima Nacional.
Spot Rádio
MEL & MAR
Clique nas imagens para fazer o download dos cartazes
Fonte do artigo:https://www.alvorada.pt/index.php/sociedade/12800-autoridade-maritima-lanca-campanha-de-sensibilizacao-sobre-mar-de-inverno