Entre as 0h00 até às 9h00 de terça, 8 de outubro, o IPMA prevê alerta vermelho para o Grupo Ocidental, com ondas de Oeste que podem ir até aos 19 metros. Até 4.ª feira permanecerão condições meteorológicas e de agitação marítima muito adversas no arquipélago dos Açores.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN), a “agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os nove metros e uma altura máxima de 16 metros, com um período médio a variar entre os 15 e os 18 segundos. São esperados ventos provenientes do quadrante Oeste, com uma intensidade média de 75km/h e com rajadas até 135km/h”.
Recomenda-se assim a todos os pescadores e marítimos em geral que tomem as medidas adequadas para a sua segurança.
A AMN recomenda “o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias dos Portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem”.
Para as populações em terra recomenda-se que não se desloquem para junto da orla costeira, e se for mesmo necessário, não se exponham demasiado ao risco, mantenham-se vigilantes.
A Mútua dos Pescadores faz votos para que todos possam retomar as suas atividades, em segurança.
Consulta ao site do IPMA e AMN: