75 Anos da Mútua na Horta

3 de junho 2017

A bela cidade da Horta, Ilha do Faial, Açores, acolheu a primeira sessão comemorativa do 75.º aniversário da Mútua dos Pescadores, e não poderia ter sido mais acolhedor este encontro. Foram cerca de 60 os participantes.

Às personalidades que nos honraram com a sua presença da Mesa: Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores e Presidente da CM Horta, juntaram-se o Presidente da Assembleia Municipal da Horta, deputados do PS e PSD e representante do PCP, Presidente da JF das Angústias, Capitão do Porto da Horta, Lotaçor, Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP), Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA), Federação das Pescas dos Açores, Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA), Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Pico, Associação de Pescadores Florentinos, Cooperativa de Armadores Terceirenses, Associação Sete Mares, Clube Naval da Horta, Marina da Horta, Associação de Vela dos Açores, Armadores, Pescadores, Empresários de Atividades Marítimo-Turística, Órgãos de Comunicação Social, Cooperadores, Colaboradores, Trabalhadores e Dirigentes da Mútua.

Ana Teresa Vicente, Diretora geral da Mútua deu as boas vindas apresentando a Mesa e os dirigentes e trabalhadores do Grupo Mútua presentes.

Jerónimo Teixeira, Presidente da Mútua, dirigiu a Mesa, saudando todos os presentes e congratulando-se por terem aceite o convite para celebrar em conjunto esta data tão especial para a Mútua, como também para a mediadora Ponto Seguro, do Grupo Mútua, que celebra também este ano 35 anos. Fez um breve apontamento histórico sobre os principais marcos/pessoas da Mútua Açores, destacando o dirigente histórico dos Açores, Genuíno Madruga (também na Mesa), o dirigente Martins Rosa e o antigo responsável da Mútua dos Açores, Manuel Campos. Fez também referência à inauguração da dependência dos Açores, em Ponta Delgada, a 14 de março de 1987, numa cerimónia presidida por Mota Amaral, então Presidente do Governo Regional dos Açores e Adolfo Lima, Secretário Regional da Agricultura e Pescas. Lembra o acordo em 1997, entre o Governo Regional e a Mútua, para regularizar o pagamento dos prémios do Segurpesca por parte dos armadores, numa época de crise no setor. Nesse acordo o Governo Regional ficou responsável pelo pagamento de 1/3; os armadores outro 1/3 e a Mútua perdoaria 1/3 da dívida. Na altura Carlos César era o Presidente do Governo Regional Açores e Fernando Lopes, Secretário Regional da Agricultura e Pescas.

João Delgado, Vice-Presidente, interveio falando do presente e do futuro da Mútua, que tem sabido “do alto destas sete décadas e meia (…) nunca renunciar à humildade de saber ouvir e de crescer aprendendo a ler o tempo, como que se tivéssemos que sair para o mar a cada dia que passa”.

Genuíno Madruga, dirigente histórico da Mútua Açores, não poderia faltar ao encontro, aproveitando o momento para reforçar o papel da Mútua na região, que quer continuar a crescer mar adentro, continuando a fortalecer-se na pesca, sensibilizando pescadores e armadores para a importância do seguro e da segurança a bordo, e continuar a crescer nas atividades cada vez mais relevantes da marítimo-turística e náutica de recreio.

O Presidente da CM Horta realçou o papel da Mútua na região, como uma organização central para a pesca, e destacou as boas relações entre a Mútua e a CM.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou o papel central da Mútua na proteção social dos nossos pescadores em caso de acidente”, e não obstante a baixa sinistralidade nos Açores, a Mútua, “para além de ser a seguradora por excelência dos pescadores, tem cooperado com o Governo Regional em várias campanhas de segurança e de sobrevivência no mar, de modo a sensibilizar os profissionais do setor para os riscos de acidentes a bordo ou de naufrágios.”

Referiu as iniciativas no âmbito da formação que o Governo Regional está a promover para a valorização e a capacitação das empresas e dos ativos da pesca”, frisando que esta é uma das prioridades da sua atuação. Anuncia ainda que irão mais longe nesta missão formativa, procurando estabelecer uma parceria com os bombeiros dos Açores e conta com a Mútua para colaborar nestas frentes de trabalho.

Saúda ainda a Mútua “pelo trabalho de difusão de informação muito útil sobre várias temáticas interessantes para o setor, através da sua revista Marés”.

Destaca também  “a forma responsável e compreensiva como a Mútua se tem relacionado com o Governo e com a Lotaçor, de forma a ultrapassar os problemas que foram surgindo ao longo do tempo”.

Para lá da pesca destaca a crescente importância das atividades de marítimo-turística, nomeadamente a Pesca-turismo “como forma de complementar o rendimento dos pescadores açorianos”, contando também aqui com a experiência da Mútua.

Por fim uma palavra para a atuação do Grupo de Chamarrita Amigos das Angústias, que tocaram e dançaram as danças tradicionais do Faial e do Pico, animando o repasto final da Festa de Aniversário da Mútua!

Intervenção Secretário Regional Intervenção de Vice-presidente da Mútua
Convite / Programa
Print Friendly, PDF & Email