Pescadores do bacalhau foram homenageados na Assembleia de República

No dia 6 de junho teve lugar na Assembleia da República um sessão evocativa da Pesca do Bacalhau.
A casa da democracia fez assim, uma homenagem em nome do país a todos os portugueses que andaram na Pesca do Bacalhau.
A Iniciativa foi da responsabilidade da comissão de Agricultura e Mar, tendo a sessão sido aberta pelo presidente da AR – Eduardo Ferro Rodrigues e encerrada pelo presidente da Comissão, Joaquim Barreto. A sessão contou também com intervenções de deputados dos vários grupos parlamentares.

A Mútua dos Pescadores teve a honra de colaborar nesta organização, ficando incumbida de convidar um pescador que tivesse andando na Faina Maior e que pudesse enfim representar todos os pescadores destas pescarias. A sessão contou também com o testemunho de Valdemar Aveiro, Capitão de navio bacalhoeiro. O enquadramento histórico coube ao Professor Álvaro Garrido, da Universidade de Coimbra, historiador com diversas obras publicadas sobre esta matéria e sobre a pesca em geral durante o Estado Novo.

Lino Robalo Chicharro, 84 anos, natural da Nazaré, andou no Bacalhau durante 10 duros anos, e foi essa a experiência que partilhou com uma plateia cheia de deputados, Secretário de Estado, dirigentes do setor das pescas, Oficiais de Marinha, embaixadores, etc… deixando os presentes nas bancadas, de lágrimas nos olhos e de queixo caído a ouvir o quão duro e injusto foi aquele tempo…
Foi um privilégio para a Mútua dos Pescadores levar este Pescador à AR, para que na sua pessoa se homenageassem todos os pescadores do bacalhau do país.

Num segundo painel de intervenções falou-se da importância económica da pesca do bacalhau, contando com as intervenções do Secretário de Estado, José Apolinário; Ricardo Alves, Presidente da Associação dos Industriais de Bacalhau e Anders Erdal, Embaixador da Noruega em Portugal.

Download convite
Print Friendly, PDF & Email