Categoria: Outras notícias

Reviver o passado em St John’s… e em Caxinas

(Exposição de fotografia até fevereiro 2018, nas Caxinas, Av. Infante D. Henrique, 340)

Por estes dias, há pescadores de cara colada aos enormes acrílicos retro-iluminados que, na avenida marginal, na casa de um antigo bacalhoeiro de Caxinas, Isaac Fernandes Braga, os levam de volta a St John’s, na Terra Nova. Em poucos dias, a exposição St. John’s Porto de Abrigo – A Frota Branca de Paul Anna Soik, produzida pela Bind’ó Peixe – Associação Cultural para o Museu Marítimo de Ílhavo, em 2016, e patente até Fevereiro de 2018 em Vila do Conde, tem sido um sucesso. E para isso muito contribui a qualidade do acervo que ali se pode ver.

Abel Coentrão
jornalista e presidente da Bind’ó Peixe – Associação Cultural

Ler Mais

“Nazaré Criativa” celebra a criatividade da gente da Nazaré

Projecto-piloto promove oficinas criativas com artistas e artesãos nazarenos

O objectivo do projecto NAZARÉ CRIATIVA “é proporcionar uma experiência única de imersão na cultura local aos nossos visitantes (e não só), através da participação em oficinas criativas lideradas por fotógrafos, artistas plásticos, artesãos, músicos, escritores e mais gente criativa da Nazaré. Uma iniciativa da empresa Quico Turismo Lda. / Casas do Quico, que se dedica ao alojamento turístico local.

Ler Mais

Góis, fotografia de Maria do Céu Baptista, novembro 2017

O uso do fogo controlado pode ser perigoso

Carta aberta ao Presidente e Governo da República Portuguesa

Trazemos no nosso site artigo sobre os usos dos fogo controlado para fins de agricultura e proteção florestal, que inclui também Carta Aberta aos principais órgãos de soberania nacional, já publicada parcialmente na Revista Marés, edição de dezembro 2017. O documento é da responsabilidade dos investigadores Zabelin S. I. e Natalia Novoselova * com tradução e revisão de Maria do Céu Baptista, e não implica o comprometimento da Mútua dos Pescadores com as posições tomadas sobre os incêndios que assolaram o país em junho e outubro. Compromete-nos sim com o esforço coletivo na procura de soluções para que estas tragédias não se repitam.

Ler Mais