Categoria: Pesca

Pérola de Sesimbra na faina, fotografia de Miguel Lourenço

31 DE MAIO – DIA DO PESCADOR

No dia 31 de maio, este ano feriado, as comunidades piscatórias celebram o Dia do Pescador. Um dia de festa e de consagração de uma das mais arriscadas profissões do mundo, e para quem a faz, apaixonante. O mar, ouvimos tantas vezes, é liberdade, liberdade de ser e de fazer. A Mútua nasceu na pesca e quer continuar a ser o seu porto seguro, por isso aqui assinalamos também o Dia destes Homens e Mulheres, saudando tod@s com um abraço fraterno!

Ler Mais

SARDINHA ESTÁ DE REGRESSO!

Tal como previsto, a pesca da sardinha deixou de estar interdita, a partir das 00 horas do dia 21 de maio. A partir de agora e até ao final de julho, com alguns constrangimentos, por exemplo no respeita a quantidades, regressa a azáfama das traineiras e dos rapas aos portos de pesca do país.

Ler Mais

PESCA DA SARDINHA

INTERDIÇÃO E CONDICIONAMENTOS ENTRE MAIO E O FINAL DE JULHO 2018

A 30 de abril terminava o prazo da interdição da pesca da sardinha, em vigor desde o dia 11 de janeiro, e agora foi publicado novo despacho que mantém a interdição até ao dia 20 de maio, e condiciona a mesma até 31 de julho, consoante as artes de pesca utilizadas e se os armadores são ou membros de OP’s reconhecidas. Os dias de feriado nacional (e o dia 23 de maio) até ao final deste período ficam também interditos.

Ler Mais

FIM DA ISENÇÃO

do sistema de localização por satélite, registo e transmissão eletrónica dos dados do diário de pesca para as embarcações da pesca do cerco

Na senda das medidas governamentais em curso da pesca da sardinha, que “visam a exploração sustentável” deste recurso, vem agora o Governo, através de portaria publicada a 24 de abril, retirar a isenção às embarcações da pesca do cerco, de utilizarem um sistema de localização de navios por satélite, e registar e transmitir por meios eletrónicos os dados do diário de pesca.

Ler Mais

Sardinha em cima da mesa!

Reações às medidas de gestão em análise para o setor

Pela importância e atualidade do tema reproduzimos aqui artigos publicados na Marés 79, de dezembro de 2017: carta do Conselho de Administração da Mútua dirigida aos Dirigentes das Organizações da Pesca do Cerco em Portugal, documento integral da Posição da Federação dos Sindicatos da Pesca, e artigo da ANOPCERCO – Associação Nacional das Organizações dos Produtores da Pesca do Cerco.

Ler Mais