Pesca

Fotografia de Miguel Lourenço

Interdição da pesca da sardinha até ao final do ano

A pesca da sardinha está novamente interdita, com qualquer arte e em todas as circunstâncias, a partir de hoje, sábado dia 10 de outubro. As perspectivas para 2021 dependerão da avaliação feita no final deste ano sobre o estado do recurso. O setor da pesca fala em injustiça e incongruência, face aos dados científicos existentes que têm vindo a ser divulgados, e que apontam para a recuperação do stock.

Ler Mais

O tema da Sobrepesca junta diversos investigadores internacionais

Too valuable to be lost – Overfishing in the North Atlantic since 1880
Ed. Álvaro Garrido e David J. Starkey

Too valuable to be lost – Overfishing in the North Atlantic since 1880 (Demasiado valioso para ser perdido – Sobrepesca no Atlântico Norte desde 1880) é uma coletânea de textos de investigadores europeus, das ciências sociais e biologia, sobre a realidade da sobrepesca no Atlântico Norte, desde o final do século XX até aos dias de hoje, refletindo sobre este flagelo e apresentando estudos de caso em concreto.

Ler Mais

Campanhas de valorização da pesca nos Açores

Procurando contrariar o momento de dificuldades que o setor da pesca atravessa e projetando-o no futuro, são lançadas nos Açores duas campanhas de sensibilização, uma voltada para a população em geral, apelando ao consumo de peixe regional e, outra de sensibilização da classe piscatória para a preservação dos recursos piscícolas. Iniciativas promovidas pelo Governo Regional em colaboração com a Federação das Pescas dos Açores e outras entidades.

Ler Mais

Imagem: LUSA/José Sena Goulão

Aumento da quota de sardinha até 31 de julho

Disponibilizado o Despacho governamental de 22 de maio e o novo despacho de redução das quantidades diárias de 8 de junho

A pesca do cerco à sardinha por Portugal e Espanha tem motivos para respirar de alívio com o aumento fixado para 9500 toneladas para o conjunto dos países até ao final de julho. Um aumento que vem reconhecer as melhorias que têm vindo a ser anunciadas pelos dirigentes das organizações ibéricas, com a aplicação do plano de recuperação conjunto desta espécie, e uma tendência que o setor espera que se confirme durante o resto do ano.

Ler Mais