Pesca

Redução de capturas para 2021

Resolução do Conselho de Ministros Europeu das Pescas de 15 e 16 de dezembro

A avaliação positiva dos stocks de pesca divulgada em junho pela Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho, e reforçada recentemente em novembro, faziam antever um nível de capturas superior ao que foi anunciado na mais recente reunião do Conselho de Ministros Europeu das Pescas, que reduz as possibilidades de pesca para quase todas as espécies nacionais, de acordo com comunicado da Anopcerco.

Ler Mais

Recuperação da sardinha em águas ibéricas

Nota de Imprensa do Instituto Espanhol de Oceanografia confirma a melhoria do stock da sardinha em águas ibéricas em 2019, e um melhor recrutamento para 2020.

A campanha científica IBERAS, que colheu estes resultados, foi iniciada em 2018, pelo Instituto Espanhol de Oceanografia e pelo IPMA, com o objetivo de estimar o recrutamento da sardinha na Península Ibérica, para aumentar a precisão das estimativas do stock e apoiar uma gestão mais eficaz do recurso por ambos os países.

Ler Mais

VALORIZAR AS PESCAS, VALORIZAR O PAÍS

Encontro do Dia Nacional do Mar, Sesimbra, 13 e 14 de novembro

Iniciativa cancelada

Perante as últimas medidas anunciadas, relativamente aos novos constrangimentos à circulação, para os 121 concelhos com risco elevado de transmissão por Covid-19, os organizadores do evento consideram que não existem condições para a sua realização. Agradecemos a compreensão de todos.

Ler Mais

Novo regime jurídico para a pesca profissional marítima para 2021

Medidas de gestão/conservação dos recursos, exercício da atividade/artes de pesca, licenciamento de embarcações

A pesca tem um novo enquadramento jurídico no que respeita a medidas de conservação e exploração sustentável dos recursos biológicos marinhos (que emanam da Política Comum de Pescas da UE), do próprio exercício da atividade e artes de pesca (caracterização, regras aplicáveis) e sobre os navios ou embarcações (características, licenciamentos, etc), que vigorará a partir de 1 de janeiro de 2021.

Ler Mais

Fotografia de Miguel Lourenço

Interdição da pesca da sardinha até ao final do ano

A pesca da sardinha está novamente interdita, com qualquer arte e em todas as circunstâncias, a partir de hoje, sábado dia 10 de outubro. As perspectivas para 2021 dependerão da avaliação feita no final deste ano sobre o estado do recurso. O setor da pesca fala em injustiça e incongruência, face aos dados científicos existentes que têm vindo a ser divulgados, e que apontam para a recuperação do stock.

Ler Mais

O tema da Sobrepesca junta diversos investigadores internacionais

Too valuable to be lost – Overfishing in the North Atlantic since 1880
Ed. Álvaro Garrido e David J. Starkey

Too valuable to be lost – Overfishing in the North Atlantic since 1880 (Demasiado valioso para ser perdido – Sobrepesca no Atlântico Norte desde 1880) é uma coletânea de textos de investigadores europeus, das ciências sociais e biologia, sobre a realidade da sobrepesca no Atlântico Norte, desde o final do século XX até aos dias de hoje, refletindo sobre este flagelo e apresentando estudos de caso em concreto.

Ler Mais