Pescadores reconquistam o seu lugar da doca de Pedrouços em Lisboa

A reivindicação dos pescadores de Lisboa, contra a ordem de despejo camarária, a pretexto da organização do complexo “Hub do Mar”, foi satisfeita a seu favor.

Não há Hub do Mar sem a pesca, a mais antiga e a única das atividades marítimas que contribui para o abastecimento da população por trazer alimento do mar para terra de que depende a subsistência da população.” pode ler-se no final do comunicado dos pescadores à imprensa, de dezembro de 2024.

No dia 27 de novembro os pescadores de Pedrouços foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, tendo este garantido no final da reunião que não iriam ser despejados dos seus armazéns na nave poente concessionada ao Município e que iriam ser integrados no projeto Hub do Mar em curso que, assim, passaria a contemplar a pesca.

Trata-se do melhor dos desfechos que poderia ter esta contenda que dura há já algum tempo, e que contou também com o apoio da Mútua dos Pescadores.

Em julho a Administração da Mútua pode tomar contacto mais direto com esta realidade, numa reunião no local com os pescadores, inteirando-se da situação, e fez sair na altura um comunicado que destacava o avançado estado de abandono e deterioração do espaço e o processo de despejo em curso dos profissionais do seu local de trabalho.

Reclamava-se então a inclusão das necessidades dos pescadores no projeto, da responsabilidade da CML, defendendo-se que era um erro estratégico “investigar o mar expurgando aqueles que com ele se relacionam diariamente, acumulando camadas de conhecimento empírico…”

A Mútua dos Pescadores vem assim felicitar os pescadores por este desfecho, considerando esta uma vitória de todo o setor, um bom exemplo, que contraria enfim, aquilo a que se tem vindo a assistir, de desinvestimento e desvalorização das pescas em Portugal. Uma prova também de que este caminho não é irreversível e que a solidariedade e a defesa de causas justas pode dar bons frutos quando as pessoas se juntam.

Fotografia Tyler Nix em Unsplash
Fotografia de Tyler Nix, na Unsplash