Nos Açores nasce projeto para revitalizar a tradição baleeira das Ilhas

Parceria entre a empresa Futurismo e Clube Naval de Ponta Delgada

Entre a Futurismo, empresa açoreana dedicada ao turismo de natureza, com enfoque especial para a observação de baleias; o Clube Naval de Ponta Delgada e o mestre construtor naval, João Tavares, natural da Ilha do Pico, deu-se a melhor das alianças em nome da tradição baleeira açoreana.

Honrando a tradição da construção dos botes baleeiros, o Mestre João Tavares utilizou os materiais e as técnicas originais para a construção do primeiro de dois botes baleeiros, que resultam de um investimento feito pela empresa Futurismo, com o objetivo de recuperar, valorizar e dar mais visibilidade na Ilha de São Miguel, a esta herança cultural açoreana. A Futurismo, prosseguindo os seus objetivos “de criar valor e trazer prosperidade aos Açores e aos Açorianos”, “contribuindo decisivamente para a qualificação e valorização do turismo nos Açores” *, quer ir mais longe, com a criação de um espaço museológico em Ponta Delgada dedicado a este património.

A parceria com o Clube Naval irá permitir, por seu lado, desenvolver atividades desportivas e de recreio, possibilitando à comunidade em geral e aos sócios do Clube, vivenciarem a experiência da navegação à vela e a remos, como faziam os antigos baleeiros.

A Mútua dos Pescadores faz votos para que o projeto rume a bom porto, e felicita os seus segurados e parceiros por mais este desafio!

Ver a reportagem da RTP/Açores com os testemunhos do Diretor geral da Futurismo, do Presidente do Clube Naval de Ponta Delgada e do Mestre de construção naval.
https://acores.rtp.pt/local/novo-projeto-quer-recuperar-a-heranca-cultural-baleeira-na-ilha-de-sao-miguel/

* Saber mais sobre a Futurismo, empresa dedicada ao turismo de natureza, com certificação de empresa de observação de baleias responsável, no seu site: https://www.futurismo.pt/pt/

Acompanhar aqui as atividades do Clube Naval de Ponta Delgada, “mais de um século de mar, mais de um século a conhecer, divulgar e ensinar”: https://cnpdl.pt/

Galeria de imagens do Mestre João Tavares, referenciado no site do Governo Regional dos Açores dedicado à cultura açoreana: http://www.culturacores.azores.gov.pt/pb/recuperacao/Mestres.aspx