MARÉS 80!

Esta edição traz como tema de fundo a VALORIZAÇÃO DAS PESCAS. Desafiaram-se os grupos parlamentares para nos trazerem as suas reflexões sobre os problemas e potencialidades do setor, nomeadamente no subsetor da pesca da sardinha que uma vez mais enfrenta pesados condicionamentos. Também a Direção da Mútua presta o seu testemunho sobre esta temática. Trazemos ainda um testemunho de Ricardo Santos, da Sesibal, identificando alguns dos problemas que assolam o setor; um artigo acutilante sobre a problemática da formação marítima, pelo Cte. Miguel Cândido. Valorizar é também evocar boas práticas e foi isso que fizemos com duas experiências da zona Sul de projetos promovidos pelas associações do setor: em Sesimbra o Cabaz do Peixe e em Sines, a produção de conservas com a “Secreta Tradição em Sines”. Por fim, trazemos o testemunho de Paulo José Encantado, mestre e armador de Sesimbra, para quem a pesca é uma atividade de futuro!

A rubrica Mar Livre do professor Álvaro Garrido explora igualmente esta temática com uma introdução ao seu novo trabalho “As pescas em Portugal”, editado pela Fundação Francisco Manuel Manso.

Da Atividade Seguradora destacamos o novo formato eletrónico da participação de acidentes de trabalho e mais uma edição da Escola de Seguros, desta vez com um apontamento histórico sobre a atividade. Damos também enfoque à campanha de marítimo-pesca iniciada em 2017, e que continua a mobilizar os esforços de toda a rede comercial do Grupo.

A Conferência Anual da EFFICA realizada em Ponta Delgada, e que teve a Mútua como anfitriã mereceu destaque também, associando-se a ela uma presença especial do município de Ponta Delgada nesta edição.

Da Ação Cooperativa da Mútua destacamos o resumo dos resultados técnicos e financeiros do ano transato e o novo Acordo de Empresa assinado em maio de 2018, entre a Mútua e o Sinapsa, que veio substituir o Contrato Coletivo de Trabalho de 2008.

O Pés no Terreno continua também em destaque, com novas ações previstas para Sines/Costa Vicentina.

Na Segurança Marítima o mestre Domingos Postiga (vilacondense), faz o alerta à navegação, apelando ao uso do sistema de segurança AIS.

Da Saúde Marítima trazemos artigo da Sociedade Portuguesa de Saúde Marítima, sobre o tema sempre atual dos certificados médicos para os marítimos e seu enquadramento jurídico.

Na Cultura costeira valorizamos um Curso de Património Imaterial em que participámos, a convite da Direção Regional de de Cultura do Algarve e o projeto que continuamos a acompanhar de Vila Chã: “Um Mar de Experiências”.

Do Setor Cooperativo e Social trazemos a formação cooperativa sobre o Regulamento Geral de Proteção de Dados e a Campanha sempre presente do Pirilampo Mágico.

Das Notícias não podemos deixar de realçar a proposta de atribuição de Ordem de Mérito Empresarial a Joaquim José Mota, feita pelo Conselho de Administração da Mútua.

A Convenção Coletiva de Trabalho na pesca dos Açores e o Dia do Pescador em Sesimbra; a realização do II Encontro do Mar Ericeira, promovido pela Associação Economia Azul; e a nossa presença na Nauticampo são outros dos temas trazidos em mais esta edição da Marés.

Destacamos como sempre a colaboração de pessoas e organizações que sempre enriquecem cada número da Marés!: dos Açores o Clube Naval de Ponta Delgada e o Clube Açoreano de Pesca Desportiva, com artigos sobre Provas desportivas, o último assinado por António Palma Rolim; a Associação David Melgueiro e o Clube de Oficias da Marinha Mercante, sobre o “Seminário Pescas que futuro”, em artigo assinado por João da Costa Tavares.

Finalmente em Da Mútua rumamos à Assembleia Geral de março e às homenagens. A dois cooperadores e colaboradores de longa data (João Martins Vaz e Álvaro Paquete), e à justíssima homenagem a Adelino Cardoso, em artigo assinado por Jerónimo Teixeira, que em fevereiro cumpriu o último mês de trabalho ao serviço do Grupo Mútua! Mas cujas linhas se continuarão a ler na Marés, da sua (e nossa!) vontade de continuar a partilhar connosco as suas paixões. Nesta edição oferece-nos uma vez na Rúbrica Arte e Literatura, artigo sobre o mar nas letras.

… e agora é folhear a Revista e começar já a pensar como pode contribuir com o que sabe e acha importante partilhar com a imensa comunidade Mútua!

Revista na íntegra aqui

Print Friendly, PDF & Email