A Mútua dos Pescadores foi convidada a participar na exposição temática sobre o Mar organizada pelo Espaço Ciência da Festa do Avante! 2017 (dias 1,2 e 3 de setembro, na Quinta da Atalaia, Amora/Seixal).
Uma exposição que percorre todas as dimensões do Mar português: social e cultural – o Mar e (na) História de Portugal; o Mar e seus lugares antropológicos; O Mar e Identidade Sociológica; a influência imaterial do Mar; nas ciências naturais – conhecer para intervir de forma sustentável (morfologia dos oceanos; ecossistemas costeiros; erosão costeira; energia das ondas; biodiversidade); recursos marítimos – política do mar; atividades económicas (pesca, construção naval, aquicultura, indústria transformadora, formação); infraestruturas portuárias; Mar na economia nacional (visão política); nas artes – arquitetura, cinema, escultura, fotografia, música, pintura, poesia e prosa.
A Mútua esteve com stand próprio durante os três dias da Festa, dando a conhecer o Grupo Mútua ao público em geral e levando também o seu Know How, sobretudo em matéria de segurança marítima, com uma mostra de equipamento próprio cedido para o efeito por dirigentes pescadores da Mútua e pela empresa Orey Técnica, que teve ainda a amabilidade de deslocar um dos seus técnicos para uma demonstração de lançamento de uma balsa de sobrevivência, a que se seguiu uma sessão de esclarecimentos sobre a utilização dos materiais expostos com grande impacto entre os visitantes.
A Mútua participou ainda numa mesa redonda sobre “O Mar: Visão Política, Económica e Social” e levou também um momento de animação com a atuação do Coro.
A exposição contou com a colaboração de diversas entidades, tais como a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental; Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto; Escolas do Desportivo da Cova da Piedade; Museu Naval de Almada (Câmara Municipal de Almada); Amigos do Museu Naval de Almada; Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico, sendo que estas duas últimas partilhavam também o espaço com stands próprios.
A exposição pode ser revisitada em PDF disponibilizado pela organização, que congrega todos os painéis expositivos, incluindo os painéis próprios das organizações representadas com stand próprio, referidas atrás.