Ao longo deste ano a Revista Segurança, para assinalar o seu 60.º Aniversário, distinguiu várias personalidades em cada uma das suas edições, dando-lhes honra de capa. Na última edição do ano a Revista distinguiu a Mútua, pelo seu trabalho em prol das pescas, e em particular na área da segurança marítima.
“Neste último número do ano, iremos homenagear não uma pessoa, mas uma instituição que, ao longo de décadas, se tem dedicado às pescas, associações de pescadores no continente e ilhas, aos armadores e a todos aqueles que estão verdadeiramente ligados ao mar, falamos da Mútua de Pescadores e no seu atual Presidente do Conselho de Administração – João Delgado. Instituição esta que tem desenvolvido um trabalho meritório nesta área tão importante em Portugal, e onde também aqui a vontade política tem ficado aquém, volto a repetir “Sabe-se lá porquê!”.
(Editorial de Isabel Santos, Diretora da Revista Segurança, Edição 271)
Nas primeiras páginas da Revista podemos revisitar a história da Mútua dos Pescadores até aos dias de hoje, respigando registos anteriores acerca deste percurso, fixado em grande parte na grande obra sobre a Mútua, da autoria do Professor Álvaro Garrido, Mútua dos Pescadores – Biografia de uma Seguradora da Economia Social, da Âncora Editora, que assinalou o 70.º aniversário da Cooperativa, em 2012.
Uma oportunidade para recordar o percurso de vida desta Cooperativa que já vai no seu 82.º aniversário, pela mão do seu Presidente, João Delgado, que termina assim o artigo:
“Ontem como hoje a identidade solidária da Mútua dos Pescadores será o maior garante do futuro desta Cooperativa de Utentes de Seguros e a certeza de que continuará a fazer pontes entre mares, marés, comunidades e as suas estruturas representativas.
E como edificar pontes é, por definição, garantir um trajeto até aí impossível feito em segurança, e como há sempre esta ponte da segurança que nos une, cumpre-nos endereçar os mais sinceros parabéns à Revista “Segurança”, por ocasião do seu sexagésimo aniversário, por tudo o que tem feito, por todos os contributos dados, por toda a reflexão partilhada para que tenhamos um mundo cada vez mais seguro e, por consequência, mais sólido e com mais futuro!
Longa vida à Revista “Segurança” são os votos da Mútua dos Pescadores.”
Este e outros artigos da Mútua noutras publicações podem ser acedidos aqui.