Aconteceram em finais de setembro e primeiros dias de outubro a Regata das Aiolas, e a Travessia da Baía 2024, iniciativas organizadas pelo Município de Sesimbra, bem como várias provas organizadas pelo Surf Clube de Sesimbra, e a Mútua esteve presente!
A regata das aiolas é “considerada uma das competições desportivas mais antigas do concelho, era organizada entre pescadores, para testar a sua força e destreza, e era um dos acontecimentos mais acarinhados pela comunidade. Tanto que, em 1941, foi integrada, pela primeira vez, juntamente com as Regatas de Armações à vela e a remos, nas Festas dos Pescadores de Sesimbra, organizadas pelo jornal O Século, em parceria com a Câmara Municipal, Casa dos Pescadores, jornal O Sesimbrense e Clube Naval de Sesimbra.”
(site da CM Sesimbra)
A Regata das Aiolas junta atualmente centenas de pessoas nos areais das praias de Sesimbra, desde a Praia da Califórnia, na zona nascente, onde inicia, até à Praia do Ouro, em frente à Sede do Clube Naval de Sesimbra, onde termina a prova. Local simbólico há pelo menos 40 anos, desde que a prova foi retomada pelo Município, depois de quase desaparecer.
Uma grande comunidade de amantes desta tradição local, entre família e amigos dos participantes, mas também outros visitantes, curiosos ou turistas, juntaram-se na belíssima manhã solarenga de 29 de setembro, para assistir à regata. Participaram 16 embarcações, com dois tripulantes cada, não apenas do Concelho de Sesimbra, mas também atraindo participantes da vizinha Setúbal, nas categorias de masculinos, femininos e mistos.
Alinhados na reta final da prova, lá estavam os 3 elementos da Câmara Municipal para assinalar com rigor a ordem de chegada dos participantes.
A Mútua ofereceu aos participantes os tradicionais sacos de pano com os brindes e aos pares vencedores de cada categoria uma coleção das 2 mais recentes obras editadas por iniciativa da Cooperativa, o livro “Na língua da maré – Crónicas de mar e de mareantes”, de Abel Coentrão e Helder Luís (em distribuição pela Âncora) e o livro-disco Maré, produção da cooperativa cultural Sons Vadios.
Na entrega dos prémios aos participantes, estiveram três crianças do 3.º B, da Escola Básica de Sesimbra, e o seu professor, que na sexta-feira anterior participaram em mais uma edição do atelier a Roda do Mar, organizado pela Mútua e Bruno Costa, um dos artistas do projeto Mar de Experiências, levando às crianças o tema da sensibilização ambiental e da valorização do património marítimo e culturas costeiras, com a construção das tradicionais aiolas com lixo marinho. Uma aiola feita pelo artista Bruno Costa, esteve em exposição durante a manhã, sendo oferecida à escola participante. O recinto acolheu ainda três painéis alusivos ao projeto desenvolvido, oferecidos no final da iniciativa, à Escola e ao Município.
Na entrega, João Delgado, Presidente da Mútua, destacou a importância da valorização das culturas costeiras entre os mais jovens, e a parceria de longa data com a Câmara Municipal de Sesimbra, em diversas organizações conjuntas com o objetivo de valorizar a pesca, as comunidades marítimas e suas tradições.
A Travessia da Baía, no dia 5 de outubro, encerrou simbolicamente estas “festas de mar”, uma prova realizada também há vários anos, com cada vez mais adeptos, e a marcar um lugar de destaque na modalidade. Organizada pela Associação de Natação de Lisboa e Câmara Municipal de Sesimbra, decorre na Praia da Califórnia, integrando, pela terceira vez, o Circuito Nacional de Águas Abertas, e sendo a 17.ª e última etapa da competição desta época.
Uns dias antes, foi a vez das práticas desportivas de Surf e Stand-Up Paddle Boarding (SUP) terem o seu palco, atividades cada vez mais populares, organizadas pelo Surf Clube de Sesimbra, a que a Mútua se associou também pela primeira vez. Pudemos assim testemunhar as dinâmicas do Campeonato Nacional de Skimboard na Praia do Meco, no dia 14 de setembro, e o 2º SUP Festival em Sesimbra, nos dias de 28 e 29 de setembro, que de acordo com o Clube consolida Sesimbra como um “destino de referência” para a prática de Stand-Up Paddle Boarding (SUP), atestando que o “evento reuniu praticantes de todas as idades e níveis de experiência” (site do Surf Clube)
Com o aumento exponencial dos praticantes desta modalidade é importante reforçar os níveis de sensibilização para a segurança, um aspeto que está nas preocupações da organização, tendo-se realizado uma demonstração de Salvamento Aquático com SUP promovida pela Associação de Nadadores Salvadores Marzimbra, destacando-se a importância da segurança e do uso desta prática em situações de emergência no mar.
Roda do Mar à volta com as aiolas
Regata das aiolas
Campeonato Nacional de Skimboard na Praia do Meco
2.º SUP Festival
Notícia travessia no site da CM Sesimbra – https://www.sesimbra.pt/noticia-72/travessia-da-baia-de-sesimbra-reuniu-centenas-de-participantes
Campeonato Nacional de Skimboard na Praia do Meco no blog do Clube de Sesimbra – https://www.scs.pt/blog/atletas-do-surf-clube-de-sesimbra-brilham-na-2a-etapa-do-campeonato-nacional-de-skimboard-na-praia-do-meco
2.º SUP Festival no blog do Clube de Sesimbra – https://www.scs.pt/blog/2o-sup-festival-termina-com-grande-sucesso-em-sesimbra