NOVA EDIÇÃO DA MARÉS

No mês em que a Mútua comemora o seu 77º Aniversário, a Marés assinala a sua 83ª edição, elegendo como temas de capa a Segurança Marítima, as Pescas Nacionais e a Formação para a Segurança.

A Marés 83 dá as boas vindas a João Delgado que passa a assinar o Editorial, retratando a atividade do Grupo em 2018; a necessidade de reforço da Cooperativa e a situação do setor das pescas, tema este explorado com mais detalhe na seção Pescas.

Na seção Pesca João Delgado assina artigo que retrata as pescas nacionais, focando as maiores fragilidades sentidas nalguns dos Portos visitados pelo Conselho de Administração, em resultado de várias reuniões e encontros com os dirigentes da Mútua e organizações do setor. João Delgado traz também um resumo das principais matérias em discussão no Conselho Consultivo para as Águas Ocidentais – Sul, que a Mútua integra. Noutro artigo continuamos a seguir a odisseia da sardinha, e foca-se a importância da pesca de pequena escala, destacada por organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas.

Na Segurança Marítima, é apresentado o trabalho do GAMA – Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos e da Autoridade para a Meteorologia Aeronáutica, de análise de um acidente muito grave ocorrido numa traineira em 2018, no sentido de alertar e ajudar a prevenir futuros acidentes.

Este objetivo é também o que move a Mútua na realização da primeira edição da formação para os operadores das atividades marítimo-turísticas, em Peniche, Sensibilização para a Segurança – uma abordagem ao controlo de multidões, com artigo na seção Ação Cooperativa.

Destaca-se também desde logo a rubrica Estaleiros Navais, que pretende divulgar as empresas que trabalham nesta área, e promover o seu trabalho. Nesta edição trazemos o testemunho do estaleiro de Peniche PENIMAR, que se dedica à reparação e construção naval desde 1984, tendo iniciado a sua atividade para “apoiar a frota pesqueira na região”, vivendo de perto as crises do setor e conseguindo superar diversas dificuldades.

No âmbito da Atividade Seguradora trazemos a segunda parte do trabalho sobre o Seguro Marítimo, feito a partir de um trabalho realizado pelo Diretor Geral Adjunto da Mútua, Joaquim Simplício, e de materiais produzidos internamente, no âmbito da formação, nomeadamente o Manual Noções Gerais de Seguros, sob a coordenação do antigo diretor de Ação Cooperativa e de Comunicação, Adelino Cardoso, tratando-se nesta edição o caso português e as principais características deste seguro até aos dias de hoje, especificando a ligação com a atividade piscatória também. Agregado a este tema publicita-se também o produto da Mútua para este ramo.

Ainda no âmbito dos seguros, realçamos mais uma edição da Escola de Seguros com a 2ª Parte das várias modalidades de Seguros, em função da natureza dos riscos a garantir (seguros do Ramo Vida e Não Vida).

Na seção de Ambiente e Recursos Marinhos os Açores voltam a ter lugar de destaque, desta feita com um projeto de monitorização da pesca de pequena escala, para apoiar uma gestão mais sustentável dos recursos em regime de co-gestão, envolvendo pescadores, cientistas e autoridades regionais. Um projeto promovido pela Direção Regional das Pescas dos Açores e Ana Rita Fraga, investigadora do CINAV e CICS Nova.

Do Setor Cooperativo e Social, despedimo-nos de Jorge de Sá, figura de referência da Economia Social, que faleceu a 4 de abril. Trazemos ainda artigo sobre o Congresso da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, realizado em Lisboa, com as suas mais importantes resoluções e nova composição dos órgãos sociais; falamos da celebração do Dia Internacional das Cooperativas, em Coimbra, na Plural, Cooperativa Farmacêutica, CRL; do apoio do movimento cooperativo português ao Povo Moçambicano e da campanha do Pirilampo Mágico promovida pela Fenacerci.

Da Ação Cooperativa da Mútua retrata-se a atividade da Cooperativa em 2018, apresentando também alguns dos principais indicadores do Grupo Mútua.

Nas Notícias celebramos com a Revista de Marinha o seu 82.º aniversário; apresentamos várias iniciativas em que a Mútua tem participado ou apoiado sob diversas formas, desde o início do ano; estamos com a Associação Economia Azul, em mais uma edição dos “Encontros do Mar”, no Alandroal, com artigo de José Castanheira, que interveio na iniciativa em representação da Mútua; participámos em mais uma Conferência do Jornal da Economia do Mar, no Casino Estoril em Lisboa; celebrámos o Dia do Pescador nas várias comunidades piscatórias, evocando uma importante lei para o setor, a Lei 15/97 de 31 de maio, que estabeleceu o contrato individual de trabalho a bordo das embarcações de pesca; fomos à Nazaré compreender o que foi o “Dia Escolar do Mar”, desenvolvido pelo agrupamento de escolas da Nazaré, em parceria com organizações e entidades locais, na esteira do projeto Escola Azul/estratégia Mar 2020; participámos num Seminário promovido pelo Gal Pesca do Litoral Alentejano, sobre Segurança Marítima; estivemos com a Associação David Melgueiro que apresentou o seu projeto em conferência realizada em Lisboa, em artigo de Adelino Cardoso; e finalmente demos as boas vindas aos novos órgãos sociais da Federação das Pescas dos Açores.

Já nas últimas páginas da Marés somos convidados a revisitar a “Ode Marítima” de Fernando Pessoa/Álvaro de Campos, numa edição especial da Centro Atlântico, com fotografia a preto e branco de Libório Manuel Silva, obra que contou com o patrocínio da Mútua; e o naufrágio do San Pedro de Alcantara, navio espanhol que naufragou ao largo de Peniche, em 1784, trazendo consigo um pouco da história da rebelião inca, no Peru, em artigo de Glória Paiva, no âmbito de um trabalho da Universidade Sénior de Peniche.

A Marés 83 despede-se enfim com o espaço Da Mútua, rumando à Assembleia geral magna de sócios de março, realizada em Lisboa, e a uma reunião do Conselho de Administração na zona Norte, testemunhada pelo Presidente da Mútua, Jerónimo Teixeira.
Dá-se ainda conta da participação do Coro Grupo Mútua no Festival Giacometti, em Ferreira do Alentejo, em maio; e da visita organizada do Grupo ao Parlamento Nacional em março.
Pela mão de Jerónimo Teixeira homenageia-se o colega José Castanheira, atual dirigente da Mútua e antigo trabalhador, que inicia agora uma nova fase da sua vida.

E finalmente, a Mútua despede-se sua querida antiga trabalhadora Angelina Areias, que faleceu este ano.

Consulte aqui a revista
Print Friendly, PDF & Email