Assembleia magna de associados da Mútua dos Pescadores

A Assembleia geral da Mútua em Lisboa no passado dia 24 de março em Lisboa, foi uma das mais participadas dos últimos anos, contando com a presença de cerca de 150 associados, oriundos das mais diversas regiões do país.

Da extensa ordem de trabalhos destaque naturalmente para a apresentação, discussão e aprovação do Relatório de Gestão e Contas de 2018, de que se ressalvam alguns indicadores: os resultados líquidos obtidos de 658 446,55€ após Impostos, a redução da sinistralidade, de 73% em 2017, para 70,4% em 2018, com uma redução também de custos em 0,28% e o aumento de prémios em todos os ramos, com excepção de Multiriscos.

A pesca continua a ocupar a maior fatia da intervenção da Mútua, com 70% da carteira de prémios, seguindo-se o recreio e a marítimo-turística (atividade de que a Mútua se tornou também líder de mercado) e demais atividades marítimas, e o setor cooperativo e social. Em termos de ramos os Acidentes de Trabalho surgem em primeiro lugar, seguindo-se os Acidentes Pessoais, os seguros de Marítimo-pesca, Marítimo-recreio e Marítimo-turística, e finalmente, o ramo de Incêndio e Multirriscos.

Em termos de sinistralidade a redução deveu-se à redução dos sinistros em Acidentes de Trabalho, aspeto que nos deve orgulhar a todos, não obstante terem-se ​registado 3 acidentes mortais na pesca, que não podemos deixar de lamentar.

Destaca-se ainda a aprovação do aumento do capital social da Cooperativa, de cinco para seis milhões de euros, por proposta do Conselho de Administração, e consequente alteração estatutária (art.º7.º), bem como da percentagem de utilização da reserva de educação e formação cooperativa, de 10% para 15% respondendo às necessidades de formação a que a Mútua está a dar prioridade este ano, na área da segurança, para os operadores das embarcações de marítimo-turística. De destacar ainda a proposta de integração da Mútua dos Pescadores numa estrutura federativa do setor cooperativo que está a ser criada, por proposta também do Conselho de Administração.

Importa ainda referir que as propostas apresentadas mereceram o voto unânime de todos os presentes!

A Mútua dos Pescadores demonstra assim que está apetrechada para continuar a ser a seguradora de referência no sector económico das pescas, defendendo o investimento dos armadores e o trabalho dos seus profissionais, não deixando por isso de acautelar as propostas e soluções de seguros que melhor contribuam para a segurança dos homens no mar, e de apoiar, ao mesmo tempo, políticas ambientalmente sustentáveis e responsáveis pelo equilíbrio entre a vida humana e o planeta em que vivemos. O crescimento da Mútua está intimamente associado às respostas que tem encontrado para os desafios que lhe são colocados pela pesca e pelas outras atividades marítimas, com produtos elaborados especificamente para as necessidades de cada setor (pesca, recreio, marítimo-turística e demais atividades).

Este é o «código genético» da Mútua que tem ainda como objetivo crescer enquanto cooperativa, desafiando por um lado os cooperadores a uma participação mais ativa em 2019, e os clientes e beneficiários que ainda não são cooperadores, a tornarem-se membros efetivos. Contribuindo desta forma para tornar a Mútua na seguradora de referência do setor Cooperativo e Social, e para o reforço do próprio setor.

Relatório de Gestão e Contas 2018 pode ser lido aqui

Print Friendly, PDF & Email