Nova edição da Marés!

A nova edição da Marés, #78, aí está, para servir os nossos associados, clientes, colaboradores e todos os interessados nas áreas do mar e da economia social.

Neste número celebramos os aniversários da Mútua e da Ponto Seguro (75 e 35 anos respetivamente), percorrendo as iniciativas já realizadas sobre essas comemorações e no caso da Ponto Seguro, trazemos testemunhos de dirigentes e trabalhadores.

A Marés continua também a desfiar a sua história pelos seus 30 anos de existência, neste número (com o penúltimo artigo desta cronologia) trazendo as edições até 1999.

Os destaques de capa vão para a entrevista ao Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, Gui Menezes, presente na primeira sessão comemorativa do aniversário da Mútua, na cidade da Horta (Faial); à radiografia do setor segurador em Portugal feita pelo Presidente da ASF no Parlamento Nacional, e o facto de destacar a Mútua como exemplo de boas práticas no setor; e a distinção das Cooperativas como património imaterial da Humanidade pela UNESCO, nos seus princípios e valores.

Das restantes rubricas destacamos e agradecemos uma vez mais a colaboração de várias organizações e pessoas que, juntamente com a equipa interna do Conselho Editorial, trabalhadores e dirigentes do Grupo Mútua, constroem cada número especial da Marés, algumas com uma presença mais regular que outras, mas todas contribuindo para fazer da Marés uma plataforma de diálogo e de transmissão de conhecimento sobre o mar e a economia social: (por ordem de entradas) na seção Notícias, artigo da Confraria Ibérica do Tejo, em artigo sobre o V Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo e artigo sobre o projeto de teatro-documentário “Pelos que andam sobre as águas do mar” pela coordenação do mesmo. Na seção Segurança Marítima, artigo de Maria do Céu Baptista, consultora cultural da Mútua, sobre uma experiência comunitária de cultura para a segurança nos desportos náuticos, na Austrália. Na seção Observatório artigo de Miguel Cardoso, da Olhãopesca, sobre a pesca de bivalves e toxinas no Algarve; de Josué Tavares Marques, do Sindicato dos Pescadores do Sul, sobre a reforma dos pescadores; da Organização de Produtores Apropesca, Póvoa de Varzim, sobre iniciativa em defesa do “Peixe do Nosso Mar”; e de Henrique Ramos, geógrafo, sobre o “Lixo que não faz parte do mar”. Na seção Setor Cooperativo e Social, João Salazar Leite, da CASES, com artigo sobre o Livro de sua autoria, sobre os “150 anos da primeira lei portuguesa sobre cooperativas”. E finalmente o Professor Álvaro Garrido que traz na sua rubrica “Mar Livre” o tema da Gestão do Risco e Responsabilidade Social nas Mútuas da Pesca (que irá continuar na próxima edição).

Neste número homenageamos Augusto Pólvora, Presidente da CM Sesimbra, e João Faustino Cordeiro, cooperativista de ação, falecidos a 2 de julho, que nas suas áreas de intervenção (autarquias e movimento cooperativo) se constituem um exemplo para todos nós, pela dedicação à causa pública e ao serviço ao próximo.

Ler aqui a revista na íntegra

 

Print Friendly, PDF & Email