“TransforMar” plásticos em novas matérias-primas

Projeto ambiental de limpeza do lixo das praias

O projeto “TransforMar” consiste na consciencialização da comunidade para a problemática dos resíduos plásticos nos oceanos e para os princípios da economia circular através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício dos resíduos de plástico e metal.

O projeto arrancou a 10 de julho, e passará por 30 praias marítimas e fluviais, de norte a sul do país, onde serão instalados depósitos próprios (os já reconhecidos cubos do TransforMAR) para recolha e reciclagem de plásticos e metais nas praias, e dinamização de atividades de sensibilização para toda a família.

O projeto surge de uma iniciativa do Lidl Portugal, juntamente com o Electrão, em parceria com a Marinha Portuguesa e a ONG Brigada do Mar, contando com o apoio da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Quercus.

A Marinha Portuguesa financiará as operações de recolha de redes de pescas abandonadas, que mais tarde serão transformadas em novas matérias-primas.

“Através de um protocolo de colaboração com a Marinha Portuguesa, o TransforMAR irá financiar também operações de recolha de redes de pesca em alto mar, um material regularmente deixado na água, que destrói os habitats, espécies marinhas e ameaça também a saúde humana.”

As redes recolhidas serão transformadas em sacos de fibras cujo valor de venda reverterá para a Marinha, a fim de continuar o seu bom trabalho na preservação do habitat marinho.

Caberá à ONG Brigada do Mar, pelo 4.º ano consecutivo, a realização de ações de limpeza da costa portuguesa – 6 terrestres e 3 subaquáticas -, com o objetivo de recolher grandes quantidades de resíduos plástico, promovendo a descontaminação das zonas mais poluídas. Ações que, de acordo com informação disponível, são abertas a todos os voluntários que pretendam participar.

“Nos últimos cinco anos foram recolhidas mais de 180 toneladas de resíduos plásticos e metal nas praias portuguesas que foram transformados em benefícios para a comunidade.”

Acompanhar o projeto: https://www.ondereciclar.pt/noticias/transformar-retira-plastico-de-30-praias-maritimas-e-fluviais

Fonte: https://www.ecodeal.pt/pt/blog/como-uma-eficiente-gestao-integrada-de-residuos-contribui-para-a-economia-circular-e-beneficia-a-sua-empresa

 

Print Friendly, PDF & Email