A responsabilidade social e a sustentabilidade são um ponto de honra diferenciador das cooperativas desde sempre, e a Mútua dos Pescadores assume por inteiro o seu contributo e compromisso com estes objetivos.
Como seguradora cooperativa especializada em seguros para as atividades marítimas e comunidades ribeirinhas, a Mútua dos Pescadores reconhece a importância desta matéria, assumindo no exercício da sua atividade, preocupações ambientais e sociais, empenhada em contribuir para a sustentabilidade do sector financeiro.
Sendo este o seu compromisso, a Mútua desenvolve a sua atividade no quadro do interesse pela comunidade, quer no desenvolvimento da sua missão económica de seguradora, como também promovendo e apoiando projetos e iniciativas de carácter sustentável, de âmbito ambiental, social, cultural e económico.
A Mútua marca a sua atividade igualmente por uma intervenção dinâmica e constante na defesa e desenvolvimento de uma verdadeira cultura de segurança no mar, aqui se incluindo a defesa e a promoção da sustentabilidade ambiental, social e económica, que se afirmam como prioridades desta Cooperativa de seguros.
Estas matérias foram agora objeto de divulgação no mais recente relatório publicado pela Mútua, “Divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade”, que pode ser acedido aqui.
Uma informação que diz respeito à Política de integração dos riscos de sustentabilidade no processo de tomada de decisão de investimento, em cumprimento do n.º 1 do art.º 3.º, art.º 4.º e art.º 5.º do Regulamento (EU) 2019/2088, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de novembro de 2019 (Sustainability Finance Disclosure Regulation – SFDR), tendo presente o Regulamento (EU) 2020/852 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de junho de 2020 (taxonomy), em complemento da Política de Investimento e da Política de Remuneração em vigor na cooperativa.