Formação Mútua para Operadores de Marítimo-Turística está no Algarve
Depois de Peniche e Nazaré, e tal como previsto, foi a vez do Algarve receber a 2.ª edição da formação “Sensibilização para a Segurança – uma abordagem ao Controlo de Multidões” para os operadores de marítimo-turística desta região, onde a atividade tem uma forte expressão. A formação decorreu entre 7 de novembro e 7 de dezembro, e pretendeu abarcar os associados da Mútua.
A Mútua continua desta forma a assumir também a sua quota parte de responsabilidade na segurança dos profissionais e passageiros destas atividades.
Seguindo o mesmo modelo de formação da edição anterior, ao longo de 3 dias de formação os participantes poderão apreender conceitos e práticas de trabalho, nas áreas da segurança a bordo (equipamentos e procedimentos) e comportamento humano (passageiros e tripulações), inglês náutico (com especial incidência nas expressões da Organização Marítima Internacional para situações de emergência), através da análise de alguns acidentes (em sala, com recurso ao visionamento de pequenos vídeos), e também formação no exterior, com exercícios práticos de combate a incêndios, com os Bombeiros (aqui reforçando estas matérias abordadas em sala), e junto das embarcações dos operadores participantes (a quem novamente se envia uma saudação especial de agradecimento pela sua disponibilidade nesta colaboração) identificando e experimentando equipamentos, boas práticas de trabalho. Contamos com a mesma equipa de formação da Forsailing, e o seu coordenador Comandante Miguel Cândido, e o conjunto de materiais pedagógicos de apoio, que a Mútua editou, distribuídos aos participantes: Manual de Formação “Sensibilização para a Segurança – Uma abordagem ao Controlo de Multidões”, e os materiais complementares: “Prevenção e Combate a Incêndios”, “Comunicações no mar”, “Sobrevivência no Mar”.
Para além dos bombeiros municipais de Olhão e dos bombeiros voluntários de Portimão, a Mútua encetou ainda uma parceria com o For-mar – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, que cedeu as suas instalações de Olhão, e que deu a conhecer a sua oferta formativa credenciada para estas áreas.
A segunda ação no Algarve contou também com a colaboração do Centro de Ciências Vivas do Algarve, que cedeu as instalações para a formação na tarde de sábado.
É efetivamente este sentido de serviço à comunidade que a Mútua quer continuar a partilhar com estas entidades, bem como com outras organizações, que no terreno, promovem, nas mais variadas áreas de intervenção, o bem comum.
Ver Notícias anteriores sobre esta iniciativa – 1 e 2
1.ª sessão em Olhão – em sala no For-mar de Olhão e no exterior, na sessão prática de combate a incêndios com os operacionais dos Bombeiros Municipais de Olhão, e a bordo de embarcação de MT da empresa RoyalNautic, associada da Mútua e participante na ação.
2.ª Ação em Olhão – a aula prática a bordo contou com a colaboração da Animaris, empresa participante na formação.
1.ª Ação em Portimão – a formação teórica nas duas ações de Portimão decorreu nas instalações dos Bombeiros, e na primeira ação contámos com o apoio da Mermaid Discovery, participante na formação, para a aula prática a bordo de uma embarcação.
2.ª e última ação de 2019 em Portimão – a última aula prática desta edição foi a bordo de embarcação da Algarexperience, também participante na formação.