Projetos de valorização da pesca e dos seus produtos

Cabaz-SecretatradicaoSecreta Tradição e o Cabaz do Peixe são a prova de que a pesca e as suas associações profissionais estão bem ativas na defesa dos interesses dos seus associados e na promoção da pesca e dos seus produtos e com isso na valorização da pesca e das comunidades.

Estão também atentas às oportunidades que surgem, nomeadamente nos quadros comunitários de apoio, para poderem levar a cabo, de um modo mais sustentável financeiramente, o seu desígnio maior! Ambos os projetos se desenvolveram com o apoio do PROMAR Programa Operacional Pesca 2007-2013/Eixo 2.

SecretaTradicaoSecreta Tradição é um projeto promovido pela AAPSACV – Associação de Armadores de Pesca Artesanal e do Cerco do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que aposta nas conservas. Colocando em rede um conjunto de entidades locais e não só, contribui também para a dinamização local da economia da fileira da pesca em Sines. O pescado é capturado pelos associados e adquirido pela Associação, que o envia para a Litoralfish, empresa sediada em Sines, que armazena e transporta o pescado desde a Lota de Sines, até Matosinhos, onde será transformado em conserva, na fábrica La Gondola. Também a garrafeira “Talha”, empresa sediada em Sines, promove o produto aquando da entrega dos seus vinhos pelos seus clientes. O produto não está ainda à venda mas espera-se que no Verão já possamos adquirir estas conservas!
No quadro do mesmo projeto a Associação desenvolveu ainda um site (bem como outros produtos de divulgação como um folheto informativo) onde podemos encontrar a história destas conservas ou um vídeo sobre a cadeia de produção da pesca em Sines.
Conhecer melhor o projeto e a pesca em Sines: http://www.secretatradicao.pt/

CabazPeixeCabaz do Peixe é um projeto promovido pela AAPCS – Associação de Armadores de Pesca Artesanal Centro e Sul, que aposta na venda de peixe fresco. É um projeto piloto de comercialização de proximidade em circuitos curtos entre pescadores e consumidores, sem intermediários. Conta com a Docapesca e a Câmara Municipal de Sesimbra como entidades parceiras, e com o apoio da ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, Liga para a Proteção da Natureza. A Mútua deu também o seu apoio na fase de arranque do projeto.

O CABAZ tem 3 kg, constituído por 3 espécies diferentes (cerca de 1kg de cada espécie) por 20€.
O peixe é limpo e escamado com água salgada, o que mantém a frescura do peixe.
O cliente não escolhe as espécies que pretende, mas pode indicar até 3 espécies que não pretende.
A lista de espécies está no site do projeto, onde podem encontrar mais informação sobre o projeto e sobre a pesca artesanal em Sesimbra.
As entregas do “Cabaz do Peixe” começaram em julho de 2015, em Sesimbra, e desde maio que se fazem entregas quinzenais na Gulbenkian, em Lisboa, às 5ª feiras pelas 16h00 (dia 19 maio há entregas). Contatar diretamente a Associação para mais informações aapcssesimbra@gmail.com

Para encomendas e mais informação sobre o projeto e a pesca em Sesimbra: http://www.cabazdopeixe.pt/

 

Print Friendly, PDF & Email