PORTUGAL CHAMA

A Mútua associou-se à Campanha Nacional “Portugal Chama. Por Si. Por Todos.”, gerida pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P. (AGIF), que tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a população portuguesa, e também o público infantojuvenil, para uma ação proativa na prevenção de incêndios rurais.

Até outubro seremos também portadores desta mensagem, divulgando aqui e nas nossas redes sociais, os diversos materiais da campanha.

A Campanha envolve a Presidência do Conselho de Ministros com diversas entidades públicas, contando com diversos parceiros no território nacional, empresas e organizações.

Portugal já vivenciou devassantes fogos no passado, nomeadamente durante os meses de verão – período cada vez mais alargado, devido às alterações climáticas – onde a seca e o calor potenciam e aumenta o risco de incêndio. As vastas áreas de floresta tornam o país mais suscetível a estes acontecimentos. A combinação das altas temperaturas, ventos fortes e vegetação seca contribuem para a rápida propagação dos fogos, a que se alia o abandono dos campos que tem caracterizado a nossa estrutura demográfica.

No momento atual que vivemos, com o impacto das alterações climáticas a tornar cada vez mais nefastos os efeitos da seca, a Mútua, consciente dos riscos, não podia passar à margem desta causa nacional, que tem mobilizado instituições e populações ao longo dos anos, na prevenção e na luta contra os incêndios. E a indústria seguradora no seu conjunto assume um papel preponderante, garantindo com seguros adequados, a proteção das pessoas e dos seus bens. Cumprindo-lhe também esta missão de sensibilização das comunidades para a importância dos seguros.

Em consonância com esse sentido de compromisso a Associação Portuguesa de Seguradores constituiu em 2017 o Fundo de Solidariedade, ao qual a Mútua aderiu, para apoiar os feridos graves e os familiares das pessoas falecidas nos incêndios que assolaram o país em 2017. O balanço feito em 2018, aquando do encerramento do mesmo, anunciou compensações no valor de 3,409 milhões de euros, e foram atribuídas compensações a 157 familiares de vítimas falecidas e a 25 feridos graves.

Para que esta tragédia não se repita, devemos cada vez mais, enquanto comunidade, mobilizar pessoas e recursos, para a prevenção, dizendo em conjunto – Portugal Chama. Por Si. Por Todos.

Mais informações: https://portugalchama.pt/

Seguir no site do IPMA a informação atualizada sobre o risco de incêndio no território nacional: https://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/

Download Folheto
PORTUGAL CHAMA

PORTUGAL CHAMA

Print Friendly, PDF & Email