Plano de atividade e orçamento 2021/2023

O Plano de Atividades foi feito em plena crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19, que nos afeta desde março de 2020. Sendo certo que a única forma de relançar a economia é apostando no “crescimento económico sustentável, com criação de emprego de qualidade e mais justiça social”, o Grupo Mútua, como Grupo Cooperativo de empresas responsáveis e comprometidas com as Pessoas, tudo fará para proteger os que em si confiam a sua segurança, e das suas famílias, partilhando o risco das suas atividades profissionais e a defesa dos seus bens, salvaguardando a estabilidade de rendimentos, numa defesa direta da Saúde, da Economia e da Vida.

O ano de 2021 será marcado pelas eleições para os novos Órgãos Sociais para 2021-2024, um processo que se pretende participativo no ato de votação, e que é igualmente mobilizador do envolvimento de dirigentes, de trabalhadores e de novos cooperadores que, em todas as zonas do país em que a Mútua tem influência, se organizam e disponibilizam para contribuir para a dinâmica, a democracia e a transparência da vida da sua Mútua.

A Mútua continuará a privilegiar a Pesca e demais atividades marítimas, continuando atenta às dificuldades resultantes da crise pandémica, que afetou sobretudo a Marítimo-turística, procurando adaptar os produtos às suas necessidades específicas. Em ambos os setores irá continuar a apostar na sensibilização, formação e informação sobre os riscos e medidas de segurança.

Na organização prevê-se um reforço de procedimentos com vista à simplificação de procedimentos, melhorando também as ferramentas digitais, numa tendência que é cada mais generalizada e que neste contexto pandémico se tornou mais necessária.

A formação profissional de trabalhadores e dirigentes, com vista à sua valorização profissional e pessoal, bem como para fazer face às necessidades de adequação da organização aos requisitos, emanados de diretivas nacionais e internacionais, nas áreas financeira, técnica e comercial, continua a ser um imperativo da organização, respondendo, estre outras, à Lei da Distribuição de Seguros, ao Regime Geral de Proteção de Dados, e às novas Normas de Relato Financeiro, como também à própria identidade cooperativa do Grupo.

Tal como todas as reuniões realizadas durante o ano de 2020, desde março, também a Assembleia geral de 18 de dezembro decorreu à distância, mas nem por isso a participação foi menos entusiasta, na discussão e aprovação dos documentos estratégicos, como o Plano de Atividades 2021-2023.

Ler aqui o Plano de Atividades e Orçamento