A nova edição evoca os momentos altos do encerramento das comemorações do Aniversário da Mútua, e projeta o ano de 2023, com grande destaque para a entrevista à Secretária de Estado das Pescas, que aborda os principais temas que preocupam o setor.
Nesta edição da Marés destacamos a celebração do aniversário da Mútua, que finalizou em grande na Gare Marítima de Alcântara em Lisboa, com a apresentação do livro “Na Língua da Maré’’, um momento de celebração e homenagem a pessoas que contribuíram, ao longo de 80 anos, para a organização e, por fim, com o espetáculo “Maré”, produzido pela cooperativa Sons Vadios, que contou com a participação do Coro dos trabalhadores do Grupo Mútua.
Destaca-se ainda a presença da Senhora Secretária de Estados das Pescas, Dra. Teresa Coelho, no encerramento das comemorações do 80.º Aniversário, tendo concedido uma grande entrevista à Marés, respondendo a várias questões sobre o estado atual do setor em Portugal, valorização da pesca, modernização e certificação do setor, e sobre políticas de estímulo ao investimento.
No Editorial, João Delgado faz o balanço do ano de 2022, destacando que a Mútua voltou a níveis de crescimento muito assinaláveis, acima da média do mercado segurador não-vida, e refere as perspetivas para 2023, projetando-se um crescimento cauteloso, no contexto de incerteza que se vive à escala global, e o reforço de uma ação de proximidade e humanização dos serviços. Destaca ainda o reforço da especialização da Cooperativa no setor marítimo, nas áreas profissionais, desportivas ou de lazer, bem como o reforço da ação na Pesca profissional, o nosso setor “âncora”, pela valorização dos seus profissionais, pelo acesso racional à exploração dos recursos, pela renovação dirigida da frota e pela consolidação de uma maior cultura de segurança no mar.
Pesca
Neste dossier especial destacamos a situação da pesca de pequena escala na União Europeia e as suas perspetivas futuras, constante em Relatório adotado pelo Parlamento Europeu (aceder aqui), com a proposta de medidas para apoio à produção e comercialização dos recursos, formação profissional, segurança, inclusão social, desenvolvimento sustentável, entre outros aspetos.