Homenagem aos pescadores do Bacalhau

Ílhavo recebeu a segunda edição da Festa dos Bacalhoeiros no dia 22 de setembro. Várias foram as comunidades piscatórias representadas nesta iniciativa, da responsabilidade do Museu Marítimo de Ílhavo e da Câmara Municipal da mesma cidade.

Mais uma vez o tempo foi de abraços, encontros e reencontros, memórias, sorrisos, música, poesia e, como não poderia deixar de ser, degustação de pratos confecionados, à base de bacalhau, pela Confraria do Bacalhau de Ílhavo.

Foi também, ainda no auditório do MMI, visionado um filme sobre a pesca do bacalhau e o seu impacto socioeconómico ao longo dos tempos na Galiza.
Houve também uma visita livre ao MMI e ao navio “Santo André”.

Foi mais um dia de emoções fortes! Momentos onde homens que imaginamos inquebrantáveis, pela severidade a que foram submetidos e por tudo o que foram capazes de aguentar, demonstram que em cada um há um mundo de sentimentos guardados!

À Mútua dos Pescadores coube a dinamização da comunidade piscatória da Nazaré e Peniche. Será sempre uma honra continuarmos a prestar homenagem a quem sempre fez parte de nós e continua a construir esta estrutura cooperativa diariamente – os Pescadores.
Para o próximo ano, lá nos encontraremos.

Fotografias de João Delgado, Administrador da Mútua, presente no evento