Cooperativas construindo um futuro melhor para todos

6 de Julho – Dia Internacional das Cooperativas

Em todo o mundo é celebrado o Dia Internacional das Cooperativas, em nome dos seus princípios e valores, pela construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária, em que todos participem na sua construção. O tema lançado pela Aliança Cooperativa Internacional para este ano é “Cooperativas construindo um futuro melhor para todos”.

A Mútua dos Pescadores associa-se todos os anos a esta celebração, procurado contribuir, não apenas para o reforço do movimento cooperativo, mas também para consolidar um entendimento mais amplo de que os princípios cooperativos e mutualistas aplicados na atividade seguradora são sustentáveis e respondem eficazmente às necessidades das pessoas.
Se em Portugal a Mútua dos Pescadores é a única cooperativa (de utentes) de seguros, no contexto mundial a atividade seguradora levada a cabo por cooperativas representa, segundo dados da Federação Internacional de Cooperativas e Seguros Mútuos (ICMIF), 30% do mercado de seguros mundial. Segundo a mesma fonte, em França, 53% dos seguros contratados são de cooperativas e na Holanda representam 59% do mercado. Fora da Europa, a Argentina é líder na América Latina, operando em 20% do mercado. (*)

Temos em Portugal um longo caminho ainda a percorrer, e as cooperativas e organizações da economia social poderão contar com a experiência da Mútua para prosseguir esse caminho em conjunto. E neste ano em que se celebram os 50 anos do 25 de abril, nunca é demais recordar que a organização cooperativa reforça e valoriza os valores da democracia e solidariedade, valores tão caros à Liberdade conquistada em 1974.

Aqui partilhamos a mensagem da CONFECOOP – Confederação Cooperativa Portuguesa, CCRL, organização de cúpula do movimento cooperativo, que a Mútua integra, para assinalar este dia.

* De acordo com “MundoCoop-Informação e Cooperativismo”, Brasil

Associamo-nos também neste dia à homenagem que a Confederação faz a Rogério Cação, cooperativista de coração, que teremos sempre como exemplo de dedicação e empenho a esta causa.

Imagem em – https://olharesdelisboa.pt/2024/04/12/25-de-abril-sempre-sempre-presente-nas-comemoracoes-dos-50-anos-da-revolucao/

 

Print Friendly, PDF & Email