Condições degradadas nos Portos de Pesca da Zona Centro

Na reunião do Conselho Regional da Mútua, da Zona Centro, os dirigentes manifestaram receio pela sua segurança no trabalho, pelas condições em que se encontram os portos de pesca da região.

Figueira da Foz, Nazaré, Peniche e Ericeira, foram os Portos referidos, por necessitarem de intervenções urgentes, reclamadas há vários anos.

No Porto da Figueira da Foz, alertou-se para as más condições da barra, que continua a dificultar a saída dos barcos de pesca, a falta de defensas nos cais, a deterioração das escadas de acesso às embarcações, ou o assoreamento de vários pontos no interior do porto.
Na Nazaré, regista-se o mau estado do molhe do norte do porto, e em Peniche reclama-se pela manutenção dos cais que servem a náutica de recreio e as embarcações das atividades marítimo-turísticas, bem como a necessidade de instalação de cais flutuantes para as pequenas embarcações de pesca profissional, e também de recreio.
Finalmente destacou-se também o pequeno Portinho da Ericeira, que aguarda uma solução de fundo que garanta melhores condições de trabalho para os pescadores, que continua a tardar.

Em comunicado a Mútua demonstra uma vez mais a sua “solidariedade com os profissionais e empresas afetados por estas questões, manifestando a sua disponibilidade para participar em todas as iniciativas que entenderem desencadear, com o objetivo de alertar as entidades competentes para a urgência da resolução destes problemas”.

Comunicado aqui