“A nossa casa comum está em perigo“

Cooperativas para a Ação Climática

O tema do Dia Internacional das Cooperativas 2020, lançado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), é COOPERATIVAS PARA A AÇÃO CLIMÁTICA, alertando para métodos de produção e de consumo prejudiciais que põem vidas e meios de subsistência em risco, prejudicando ecossistemas vitais para as pessoas e para o planeta.

Mensagem da ACI * (excertos)

“A nossa casa comum está em perigo. Há métodos de produção e consumo que estão constantemente a atacar o ambiente. Não temos muito tempo para reverter esta situação. Temos de agir agora, com os nossos valores e princípios, para demonstrar, a uma escala global, que é possível desenvolver uma economia com inclusão social e proteção dos recursos naturais,” disse Ariel Guarco, Presidente da Aliança Cooperativa Internacional.

“Nenhum país está imune a esta questão. As emissões de gases com efeitos de estufa estão superiores em mais de 50% relativamente a 1990, e o aquecimento global está a provocar alterações duradouras ao nosso sistema climático, que ameaçam ter consequências irreversíveis se não agirmos.

Porquê este tema?

O tema do Dia Internacional das Cooperativas foi escolhido para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 sobre Ação Climática. Este evento irá focar-se na contribuição das cooperativas no combate às alterações climáticas, um dos desafios mais severos do nosso planeta no século XXI. As alterações climáticas têm impacto severo nos meios de subsistência das pessoas em todo o mundo, em particular nos grupos mais desfavorecidos como pequenos agricultores, mulheres, jovens, comunidade indígenas e minorias étnicas, que têm de lidar com desastres naturais extremos e degradação de recursos naturais.

O movimento cooperativo pode usar esta importante oportunidade para marcar a sua posição como um ator global de mudança e colaborar com os seus parceiros a nível da comunidade internacional. Este esforço coletivo pode ter impacto significativo na agenda climática e alcançar uma transição justa, verde e equitativa para todas as comunidades, não deixando ninguém para trás.

Sobre o Dia Internacional das Cooperativas

O dia Internacional das Cooperativas da Organização das Nações Unidas é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho. O objetivo desta celebração é aumentar a consciencialização sobre cooperativas, enfatizar as metas e objetivos complementares das Nações Unidas e do movimento cooperativo internacional, destacar os contributos do movimento para a resolução dos maiores problemas abordados pelas Nações Unidas e fortalecer e alargar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.

Em 1992, na sequência de um esforço de lobbying feito pelos membros da ACI e do Comité para a Promoção e Desenvolvimento das Cooperativas (COPAC), a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o primeiro sábado de julho de 1995 como o Dia Internacional das Cooperativas, marcando o centenário do estabelecimento da Aliança, através da resolução 47/90 de 16 de dezembro de 1992.

Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas têm definido o tema para a celebração do Dia Internacional através da COPAC, uma parceria de múltiplos stakeholders de instituições globais públicas e privadas, da qual a ACI é membro fundador, que defende e apoia as empresas cooperativas, centradas nas pessoas e autossustentáveis, enquanto líderes do desenvolvimento sustentável.

* tradução da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

Em Portugal o dia foi celebrado com a organização de uma vídeo conferência no dia 4 de Julho, subordinada ao tema “Cooperativas para a Ação Climática – 3 Exemplos Nacionais ” contando com as intervenções da Cooper Frutas – Cooperativa dos Produtores de Fruta e Produtos Hortícolas de Alcobaça, da COOPÉRNICO – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável e da OCEAN-Alive. Marcando presença o Presidente da CONFAGRI, Manuel dos Santos Gomes, de Rogério Cação, Presidente da CONFECOOP e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Print Friendly, PDF & Email