DIA INTERNACIONAL DO MARÍTIMO

Organização Marítima Internacional

Neste dia 25 de junho assinala-se o 10.º aniversário do Dia Internacional do Marítimo.
Os marítimos estão na linha de frente da pandemia do COVID-19, desempenhando um papel essencial na manutenção do fluxo de bens vitais, como alimentos, medicamentos e suprimentos médicos. Este ano, a campanha do Dia Internacional do Marítimo insta os Estados Membros a reconhecerem os marítimos como trabalhadores-chave.

De acordo com mensagem da IMO (Internacional Maritime Organization/Organização Marítima Internacional) para este ano, a crise originou condições de trabalho mais difíceis para os marítimos, incluindo incertezas e dificuldades sobre acesso a portos, reabastecimento, troca de tripulação e repatriamento, pelo que neste contexto de pandemia insta-se os Estados Membro a reconhecerem os marítimos como trabalhadores-chave, e a prestar-lhes todo o apoio, assistência e opções de viagens abertas, valorizando o seu papel essencial, tratando-os com o respeito e a dignidade que merecem, para que possam continuar a fornecer os serviços essenciais para manter o comércio mundial em movimento.

A campanha da IMO presta assim a sua homenagem aos marítimos neste contexto especial e procura também consciencializar as populações em geral para esta realidade, reconhecendo o seu sacrifício e os problemas que enfrentam. Muitos marítimos estão fora de casa há meses e não têm certeza de quando poderão voltar para casa devido a restrições nas viagens.

“Assim como outros trabalhadores essenciais, os marítimos estão na linha da frente desta luta global. Eles merecem o nosso agradecimento. Mas eles também precisam – e merecem – ação humanitária rápida e decisiva dos governos em todos os lugares, não apenas durante a pandemia, mas em todos os momentos”, palavras do Secretário Geral da IMO, Kitack Lim.

Saber mais: Site e Facebook da IMO –  Site APORMAR

 

Print Friendly, PDF & Email