DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

ONU, 8 de junho 2019

Porque os Oceanos são os pulmões do nosso planeta, fornecendo a maior parte do oxigênio que respiramos, fonte de alimentos, e uma parte crítica da biosfera celebra-se o seu Dia, alertando-se para os impactos negativos das ações humanas no equilíbrio dos ecossistemas marinhos, e consciencializando para a urgência da mobilização de todos para os seus usos sustentáveis. A Mútua, seguradora do mar, consciente desta urgência, associa-se também a esta missão das Nações Unidas.

Os Oceanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Declaração do Dia Mundial dos Oceanos, em 2008, catalisou a ação em todo o mundo. Vinte e cinco anos após o primeiro Dia dos Oceanos ter acontecido no Rio de Janeiro na UNCED, um evento especial no dia 8 de junho marcou sua celebração durante a Conferência Mundial das Nações Unidas, realizada de 5 a 9 de junho de 2017. A Conferência do Oceano foi convocada para apoiar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos.

Por um mar sem plásticos!
Este ano lançou-se também uma campanha global contra a utilização dos plásticos “Play It Out”. Décadas de uso excessivo de plásticos ​​levaram a uma catástrofe ambiental global. Hoje, 13.000.000 de toneladas de plástico são despejadas para o oceano a cada ano, o que, entre outros danos, mata 100.000 animais marinhos por ano. Enquanto a maioria dos plásticos deve permanecer intacta por décadas ou séculos após o uso, os que sofrem erosão acabam como micro-plásticos, consumidos por peixes e outros animais marinhos, entrando rapidamente na cadeia alimentar global, com impacto direto na vida de cada um de nós!

Mensagem de 2019 – Oceanos e Igualdade de Género
A mensagem de 2019 foca-se na necessidade de promover a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres nas atividades marítimas, pesca, atividades náuticas, investigação científica e literacia marítima, políticas públicas de gestão, e alertando também para as questões da emigração e tráfico de pessoas.

“A importância da igualdade de género – em particular para a conservação efetiva e o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos – é cada vez mais reconhecida. No entanto, há muito poucos dados e pesquisas sobre essas questões, e uma ação conjunta para a igualdade de género e capacitação das mulheres continua a ser necessária em todos os setores relacionados com o oceano, para se alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de Género”.

Acompanhe aqui a Campanha da ONU do Dia Mundial dos Oceanos

Download poster dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas | Seguir aqui

“A litlle girl speaks to the ocean” (Menina fala com o oceano)

“A litlle girl speaks to the ocean” (Menina fala com o oceano).
Fotografia finalista do Concurso Fotografia do Dia Mundial dos Oceanos 2017 / Dragos Dumitrescu, Roménia – em https://www.un.org/en/events/oceansday/index.shtml (7/6/2019)

 

Print Friendly, PDF & Email