Setúbal acolhe a Festa do Aniversário da Mútua

Já quase na reta final das nossas comemorações, o belíssimo Mercado do Livramento, na Av. Todi em Setúbal, acolheu a penúltima sessão comemorativa do 75.º Aniversário da Mútua.

Por entre a azáfama do mercado, na sua palete de cores e de cheiros, os convidados foram chegando pela manhã ao auditório do Ninho de Empresas, no 1º piso do Mercado, e conseguimos iniciar a sessão sem sobressaltos de maior, uns minutos depois da hora marcada!

No total de cerca de 70 pessoas, foram vários aqueles que se juntaram às equipas de trabalhadores e dirigentes do Grupo residentes na região Sul, uma região que abrange uma vasta área territorial a Sul de Lisboa, até ao pequeno porto da Zambujeira do Mar, com 6 balcões de apoio, no Seixal, Setúbal, Sesimbra, Grândola, Sines, e Évora mais no interior, e vários colaboradores em toda a região. Foram inúmeros os associados da Mútua da Zona, em especial pescadores, e outros também que não estando já no ativo, continuam a encontrar nesta organização uma família.

Os recém eleitos autárquicos pelos Municípios de Setúbal, Sesimbra e Sines integraram a Mesa da honra. Pela CM Setúbal, nossa anfitriã, esteve a vereadora Carla Guerreiro; pela CM Sines a vereadora Filipa Faria e pela CM Sesimbra esteve o vereador José Polido. Contámos também com a presença da Diretora Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Maria Elizete da Costa Jardim.

Na mesa estiveram ainda o Presidente Jerónimo Teixeira e o Administrador Arsénio Caetano, que vive  e trabalha entre Setúbal e Sesimbra, sendo o rosto da Mútua na região Sul.

A Diretora geral da Mútua, Ana Vicente, também ela setubalense, dirigiu a sessão, apresentando a mesa e auditório, saudando todos os presentes: a deputada Paula Santos, pelo PCP; Manuel Meireles, Delegado Regional de Agricultura e Pescas da Península de Setúbal; José Inácio Correia Belchior, Presidente da Junta de Freguesia da Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra; Fátima Silveirinha, secretária do executivo da União de Freguesias Setúbal; Capitão-de-fragata Manuel Ernesto de Sá Coutinho Capitão do Porto de Sines, em representação do Vice-almirante Luís Carlos de Sousa Pereira, Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Policia Marítima; Paula Morais, Escrivã da Capitania do Porto de Setúbal, em representação do Capitão do Porto, Luís Nicholson Lavrador; Fernando Parreira, da FENACOOP; Isabel Rebelo, da ANIMAR. Das Associações do setor da pesca estiveram Carlos Pratas em representação da Setubalpesca e Bivalmar; Armandina Baião, pela Associação dos Armadores de Pesca Artesanal e do Cerco do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e Liliana Arsénio pela Associação Portuguesa de Mulheres da Pesca.

A sessão iniciou-se com a visualização do filme institucional, seguindo-se as intervenções da mesa.

Arsénio Caetano, pescador e armador, dirigiu-se com especial deferência aos seus companheiros de profissão, agradecendo-lhes o fato de continuarem a acreditar na sua Mútua que continuará a existir para salvaguardar a sua segurança. Dirigiu também umas palavras especiais aos trabalhadores do Grupo presentes, recordando alguns aspetos da história da Mútua na Zona Sul, que em Sesimbra abriu a sua primeira dependência em 1979, e que em Setúbal abriu o primeiro balcão do Grupo, fortalecendo a parceria com o setor cooperativo e com a mediadora Ponto Seguro. Jerónimo Teixeira exaltou os principais momentos da história da Mútua desde a sua criação em 1942, no quadro do regime corporativo, até aos dias de hoje, em que a Mútua é a única cooperativa de utentes de seguros, líder nos seguros da pesca e marítimo turística, e com uma expressão cada vez maior no recreio e outras atividades marítimas, sendo já uma referência no setor cooperativo e social, e tendo-se tornado também, em parceria com a mediadora Ponto Seguro, uma referência para o setor público.

A Delegada Regional das Pescas, Maria Elizete da Costa Jardim saudou os presentes, congratulando a Mútua pelo serviço que presta aos pescadores, enaltecendo simultaneamente o trabalho dos profissionais do setor, com a demonstração de alguns dados sobre a atividade, reveladores da importância do setor no contexto da economia nacional. A vereadora da CM Setúbal, Carla Guerreiro, valorizou a longevidade da Mútua dos Pescadores e a sua natureza Cooperativa, realçando a disponibilidade da Câmara para encetar parcerias com a Mútua em vários domínios de intervenção. Destacou o papel da Mútua na intervenção social junto das comunidades, em particular a formação para a segurança dos profissionais do mar. Revelou o papel central da Pesca para a região de Setúbal, setor onde a Câmara pretende atuar pela sua recuperação e fortalecimento, destacando ainda que a valorização da pesca é um dos garantes do desenvolvimento de um Turismo responsável na região.

Por fim já em ambiente de Festa atuou o Coro do Grupo Mútua e cantaram-se os parabéns à Mútua.

Ainda antes do regresso a casa alguns participantes juntaram-se num almoço de confraternização improvisado na bela baía de Setúbal.

Intervenção de Arsénio Caetano
Print Friendly, PDF & Email