O encerramento das Comemorações do 75.º Aniversário da Mútua dos Pescadores no Auditório Municipal de Vila do Conde, no dia 11 de novembro, foi o culminar de uma intensa atividade de mobilização de cooperadores e trabalhadores, dirigentes, clientes, parceiros e colaboradores que contribuem para a vida da Mútua e para o seu desenvolvimento geração após geração.
Da Horta a Vila do Conde, realizámos neste último semestre 6 iniciativas regionais e esta última de âmbito nacional, que mobilizou praticamente todo o país Mútua, de Norte a Sul. No dia 3 de junho a Sessão Comemorativa do 75.º aniversário decorreu na Horta, Faial, Região Autónoma dos Açores; no dia 1 de julho, em Peniche (no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Cooperativas); no dia 15 de julho em Portimão; no dia 14 de outubro, no Funchal, Região Autónoma da Madeira e no dia 21 de outubro, em Setúbal. Contando com a presença dos Grupos Parlamentares, dos Governos Regionais, eleitos autárquicos, Administração pública, central, regional e local, bem como de várias entidades do setor público e privado, do setor cooperativo e social.
O êxito da sessão comemorativa de Vila do Conde muito se ficou também a dever ao modo como o executivo da CM Vila do Conde e a equipa do Auditório Municipal acolheu a sessão e aproveitamos esta oportunidade para enviarmos uma saudação especial na pessoa da Presidente da Câmara, Dra. Elisa Ferraz, que encerrou a nossa cerimónia.
Para além da Presidente de Câmara várias entidades oficiais marcaram a sua presença, de que destacamos, na Mesa de Honra, a Dra. Teresa Coelho, Presidente da DOCAPESCA, SA, em representação da Eng.ª Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar; do Vice-Almirante Luís Carlos de Sousa Pereira, Diretor-geral da Autoridade Marítima, em representação do Senhor Almirante António Silva Ribeiro, Chefe de Estado Maior da Armada; e o Dr. Eduardo Graça, Presidente da CASES. O Professor Doutor José Figueiredo de Almaça, Presidente da ASF, uma presença a que já nos habituámos, teve um imprevisto de última hora e não pode comparecer. Da Mútua intervieram o Administrador Jerónimo Viana, de Vila do Conde, e o Presidente do Conselho de Administração, Dr. Jerónimo Teixeira.
Intervenção de Jerónimo TeixeiraInúmeras outras pessoas e entidades engrandeceram a iniciativa e contribuíram para projetar a Mútua para lá de portas!: o Dr. Victor Pinto e Dr. Abel Sousa, do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda; o Dr. Isaac Braga e Dr. José Coentrão, respetivamente Presidente e Secretário do executivo da Junta de Freguesia de Vila do Conde; o Capitão do Porto do Douro, capitão-de-mar-e-guerra Carlos Osvaldo Rodrigues Campos e o Patrão Mor SCH M, Luís Pires, em representação do Capitão do Porto de Viana do Castelo, Capitão-de-fragata Raúl Manuel Pato Risso; o Dr. Eurico Martins, do Conselho de Administração da Docapesca; o Dr. Vitor Ruas, da Docapesca Aveiro; a Dra. Isabel Carmo e Brito e Dra. Olga Vide do Formar; o Dr. Adelino Soares, da Direcção Nacional da Confederação Portuguesa das Coletividades; o Dr. Carlos Pinto Ribeiro, da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde e Abel Coentrão da Associação Cultural Bind’o Peixe, das Caxinas.
As Associações do Norte ligadas ao setor das Pescas marcaram também a sua presença, elas que muito contribuem para a salvaguarda e proteção das gentes do mar. A Associação de Armadores da Pesca do Norte, representada pelo Dr. Duarte Sá e Alcina Brito; a Apropesca, pelo seu Presidente Carlos Cruz, o Sindicato dos Pescadores do Norte, representado por António Meireles e Gumersindo Rajão, e ainda a Associação Pro’maior segurança do mar, representada pelo seu Presidente, José Festas.
Para além destes marcaram presença armadores e pescadores, seus familiares, associados da Mútua de outras atividades marítimas, e inúmeros colaboradores e parceiros da atividade seguradora.
O que houve de especial neste dia foi também, e sobretudo!, a homenagem que o Grupo prestou a 51 trabalhadores, dirigentes e colaboradores que em 2017 fazem a simbólica idade de 25 anos (ou mais) de relação com a Mútua e a Ponto Seguro. Foram 40 os que puderam estar presentes, de várias gerações, cada um contribuindo com o seu saber, a sua experiência e o seu trabalho para o grande coletivo que é o Grupo Mútua. E a emoção que se viveu no auditório foi para além desse momento, e em todas as intervenções da Sessão Solene comemorativa esse momento fez eco. Um a um, foram chamados ao palco, agraciados “Por uma vida de trabalho ao serviço do Grupo Mútua”.
Adelino Cardoso, um dos trabalhadores com mais anos de atividade, atualmente Diretor de Ação Cooperativa e Comunicação, proferiu, no momento da entrega da prenda, algumas palavras em nome de todos, para um auditório emocionado e um palco que se tornou pequeno para receber estas pessoas. Gratidão e orgulho foram os sentimentos generalizados de quem se viu neste lugar. Palavras emocionadas vieram também de João Martins Vaz, com 88 anos, colaborador de Angeiras com perto de 50 anos de ligação à Mútua, que ainda viveu os tempos da Mútua corporativa, fez parte da polícia marítima, e que continua hoje ativo na região sendo um dos rostos, dos olhos e dos braços da Mútua nessa localidade. São pessoas como Adelino Cardoso e João Martins Vaz que continuam a dar sentido à Mútua e ao espírito de missão que os mais jovens do Grupo deverão também seguir para o futuro.
As boas vindas aos participantes pelo Coro Grupo Mútua e a passagem do filme comemorativo do 75.º Aniversário, na sua versão mais completa, tiveram aqui um sabor especial, na medida em que vieram coroar o final de uma Jornada de celebração de uma organização que se orgulha da sua história, do seu presente, e do futuro que quer continuar a trilhar com todos os que partilham os seus valores e princípios.
Terminámos a Festa ao som da música do Grupo de Amigos de Vila do Conde, que entre toadas e guitarradas, pela voz de António Torres Maciel, armador de pesca e antigo dirigente da Mútua de Vila do Conde, acompanhado também pela nossa querida fadista Emília Vinagreiro, funcionária da Mútua de Vila do Conde há mais de 25 anos! (uma das 51 pessoas homenageadas), ofereceram à cerimónia a alegria da despedida, antes que esta se transformasse em tristeza!
* notícia mais detalhada na Marés, edição de dezembro 2017
Galeria de imagens – gentilmente cedidas pela CM Vila do Conde
Sobre a peça oferecida aos homenageados há-que dizer que se trata de um trabalho notável feito à medida da Mútua, pela Vista Alegre. Uma travessa de cerâmica a que foi aplicada uma fotografia de uma obra de João Delgado, Vice-Presidente da Mútua. O motivo: proas de embarcações de pesca; as cores, da Mútua: azul, vermelho e amarelo.