Ouvir o Mar Daqui

Sesimbra, 23 de setembro de 2022, 21h00

Espetáculo de teatro itinerante que irá percorrer as ruas de Sesimbra, com a participação da comunidade, inserido nas Jornadas Europeias do Património, com organização da Câmara Municipal de Sesimbra, Museu Marítimo de Sesimbra e Cine-Teatro João Mota.

A história deste espetáculo remonta a 2017, quando a mesma equipa, seguindo a mesma linha de trabalho, criou o projeto “Pelos que andam sobre as águas do mar”, baseado na obra Os Pescadores de Raul Brandão. Espetáculo que teve também de porto em porto, que contou com o apoio da Mútua e de vários municípios e associações dos locais onde foi apresentado, e do qual resultou também um Livro com o mesmo nome.

“Ouvir o Mar Daqui”, foi apresentado em Sesimbra em 2019, e regressa agora, a convite do Museu Marítimo de Sesimbra e Câmara Municipal, em parceria com o Cine-Teatro João Mota, com a participação da comunidade e inserido nas Jornadas Europeias do Património.

Regressamos às ruas de Sesimbra retomando a navegação teatral que se iniciou em 2019 e que juntou a comunidade na celebração do seu Património marítimo, material e imaterial. Recriando uma cartografia feita de pessoas, lugares e memórias, três mulheres, um coro e um grupo de atores locais traçam diferentes percursos em que a realidade e a ficção se entrelaçam, onde o mapa da terra e os lugares do mar se confundem. A partir do levamento de memórias plurais da comunidade e da história de vários espaços emblemáticos da vila, este espetáculo inspira-se em cada um dos seus participantes, nas suas palavras, assim como nas obras “Os Pescadores” de Raul Brandão e “Mar Nosso” de Zé Preto.

Direção artística e Produção: Raquel Belchior
Encenação: Miguel Jesus
Pesquisa antropológica e Assistência de produção: Vanessa Iglésias Amorim
Co-criação e interpretação: Suzana Branco, Lara Matos, Joana Sapinho e Alexandre Martins, Beatriz, Eduardo Cunha, Iris Macedo, João Pinhal, Paula Serra, Pedro Alves e Vera Gaspar. Com a participação especial do Grupo Coral de Sesimbra
ORGANIZAÇÃO: Câmara Municipal de Sesimbra | Museu Marítimo de Sesimbra | Cine-Teatro João Mota


Print Friendly, PDF & Email