Referencial de Literacia Financeira para Adultos

Comissão Europeia e OCDE/INFE divulgam Referencial de Literacia Financeira para Adultos, que estabelece competências financeiras consideradas relevantes para a população adulta.

A Comissão Europeia e a International Network on Financial Education (INFE), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgaram um referencial de competências de literacia financeira para a população adulta da União Europeia: EU/OECD-INFE financial competence framework for adults.

O referencial identifica os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos financeiros necessários para a tomada de decisões financeiras informadas e adequadas, por forma a atingir o bem-estar financeiro. São também destacadas as competências relacionadas com a resiliência financeira, a digitalização e a sustentabilidade, tópicos que ganharam uma relevância acrescida no contexto da pandemia de COVID-19.

Este referencial é o resultado de um projeto conjunto da Comissão Europeia e da OCDE/INFE, que contou com apoio de um grupo de trabalho, criado sob a égide do Government Expert Group on Retail Financial Services (GEGRFS), em que participaram representantes dos três supervisores financeiros portugueses.

De acordo com Nota de Informação da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões o referencial está estruturado em quatro áreas: dinheiro e transações; planeamento e gestão financeira; risco e recompensa; e contexto financeiro. Cada uma integrando diversos temas e subtemas. São identificadas 563 competências dentro destas áreas, e cada competência é classificada em três dimensões.

A primeira dimensão inclui os conhecimentos que o indivíduo deve ter sobre um determinado tema, a segunda abrange as competências e habilidades que o indivíduo deve possuir ou desenvolver para atingir o bem-estar financeiro, e a terceira centra-se nas competências que ajudam o indivíduo a ter comportamentos financeiros adequados para manter ou atingir o bem-estar financeiro.
As competências ligadas à resiliência financeira, ao digital e à sustentabilidade surgem de forma transversal, ao longo das várias áreas temáticas e nas diferentes dimensões.

O Referencial, em inglês, pode ser consultado em https://www.oecd.org/finance/financial-competence-framework-for-adults-in-the-European-Union.htm ou na Versão PDF

Mais informação no site da ASF em https://www.asf.com.pt/NR/exeres/5D025217-0B07-4454-A76F-5941D3094333.htm

Print Friendly, PDF & Email