Abundância de Biqueirão: um bom arranque para parte da frota do cerco

Pesca artesanal polivalente: muitas preocupações registadas

A Cooperativa Mútua dos Pescadores saúda o regresso ao mar para muitas embarcações e tripulações da pesca do cerco, que desde o passado dia 10 de janeiro iniciaram uma pesca dirigida ao biqueirão, e solidariza-se com as dificuldades sentidas na pesca artesanal.

Com especial relevância para a zona norte da costa continental, fundamentalmente a partir da Figueira da Foz para norte, o biqueirão mantém-se com regular abundância e os primeiros dias de pesca vieram confirmar exatamente esta realidade.

Os preços praticados têm ajudado a manter esta perceção de que o cerco arrancou da melhor forma o ano de 2022, pelo menos na zona atrás referida.

Os nossos cooperadores mais ligados ao segmento da pesca do cerco, pelas informações que têm partilhado com a sua cooperativa, manifestam a sua natural satisfação com o estado atual do recurso e com os níveis de escoamento e procura do mesmo.

Com aquilo que se verifica no mar, e porque sempre estiveram dispostos a fazer sacrifícios quando foi necessário reduzir capturas para reequilibrar recursos, entendem agora que é possível e lógico, sem pôr em causa o equilíbrio desta espécie, aumentar as possibilidades de captura para o corrente ano.

Já na pesca artesanal polivalente têm-se registado problemas, designadamente a falta de mão de obra que tem feito paralisar parte da frota deste segmento de pesca provocando grande desânimo nos seus profissionais e empresas.

A agravar tudo isto, regista-se a questão do agravamento dos preços dos combustíveis, cujos apoios requeridos pelo setor ainda não tiveram resposta da tutela.

Tal como a Mútua dos Pescadores tem vindo a afirmar ao longo das últimas décadas, serão matérias de grande centralidade para a renovação geracional no setor um forte apoio à renovação da frota, tornando-a mais segura e atrativa, estabilidade ao nível dos rendimentos e das relações de trabalho e um forte reconhecimento social de uma das áreas estratégicas para o país – a pesca profissional -, tendo em conta os seus níveis de consumo de pescado.

A Mútua dos Pescadores trabalhará sempre ao lado das organizações de classe representativas do setor da Pesca, por uma pesca com futuro, com profissionais motivados e reconhecidos socialmente pelo seu papel insubstituível na sociedade.

A Administração da Mútua dos Pescadores


Print Friendly, PDF & Email