“A Pesca no Algarve Medieval” – 13 de Novembro de 2021

Livro de José Castanheira, apresentado dia 13 de novembro, em Loulé

Depois da tese de mestrado defendida este ano, José Castanheira, velho amigo e colega da Mútua, lança agora o Livro sobre o mesmo tema, da editora Sul, Sol, Sal.

A obra abarca o período “desde o século XII, período remoto durante o qual o Algarve era ainda o Gharb al-Andaluz, até ao reinado de D. Manuel I, no começo do século XVI”. Segundo a editora, “A Pesca no Algarve Medieval é um título forte que, só por si, desperta grande curiosidade por se presumir, e bem, que traz conhecimento novo sobre um tempo que, por muito distante, costuma gerar imagens demasiado simplistas ou inferidas de épocas posteriores. Fazer história medieval sobre um tema denso, que exige conhecimento multidisciplinar e cujo rasto nas fontes é muito disperso quando não ausente, era um desafio tão difícil como uma saída de mar das mais duras”.

O Livro será apresentado pelo Professor Álvaro Garrido, historiador e atual Diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Luís Filipe Oliveira, da Universidade da Algarve, na Casa do Meio-dia Sul, Sol, Sal, na Rua Sá de Miranda, N.º 23-25, em Loulé.

Parabéns Castanheira! Cá estaremos a acompanhar-te nestes novos projetos tão desafiantes!

 

Print Friendly, PDF & Email