“À Roda do Mar”

Notícia atualizada e foto reportagem dos dois dias.

Valorizar as profissões marítimas e o futuro sustentável das comunidades costeiras
6 e 8 de outubro de 2021

A Mútua dos Pescadores e o projeto Mar de experiências, estão a organizar uma atividade pedagógica direcionada para o público escolar que visa valorizar as profissões marítimas e o futuro sustentável das comunidades costeiras, inserida nas comemorações do Dia Europeu do Mar.

No dia 6 de Outubro vamos estar em Vila Chã, com os alunos do 4.º ano, da Escola Básica do Facho, e no dia 8 de outubro levamos a iniciativa a alunos do 3.º e 4.º anos, da Escola Básica da Prageira, em Peniche, em articulação com os serviços educativos da Câmara Municipal.

A dinâmica pedagógica gira em torno do Livro “As profissões do mar”, do projeto Mar de Experiências, conduzida pelos seus autores, Teresa Azevedo e Bruno Costa, que em boa hora aceitaram o desafio de partilharem estas histórias com as vidas dos personagens reais que reunimos para dar corpo à dinâmica (alguns deles os que inspiraram os autores para a criação da obra). O pescador, a peixeira, o faroleiro, o construtor naval, o polícia marítimo, o surfista, serão alguns dos profissionais que “saltarão” do Livro e partilharão as suas vivências com as crianças.

Será uma forma de assinalar de um modo especial este início do ano letivo, com novas partilhas e aprendizagens “à Roda do Mar”, despertando nos mais jovens a curiosidade pelas profissões do mar. Será também para o “Mar de Experiências” o regresso a este projeto, que ficou parado durante a pandemia, e a poder partilhá-lo com as comunidades costeiras.

Pretende-se contribuir para a valorização das profissões do mar e para que sejam vistas pelos mais jovens como verdadeiras oportunidades de vida. Valorizar as profissões do mar é também valorizar as suas comunidades, suas origens e tradições.

Capa do Livro “As Profissões do Mar”, do projeto Mar de Experiências – autoria de Teresa Azevedo e ilustrações de Bruno Costa, edição de autor, com o apoio da Mútua dos Pescadores
Excerto do Livro “As Profissões do Mar”, do projeto Mar de Experiências - autoria de Teresa Azevedo e ilustrações de Bruno Costa.
Capa e excerto do Livro “As Profissões do Mar”, do projeto Mar de Experiências – autoria de Teresa Azevedo e ilustrações de Bruno Costa, edição de autor, com o apoio da Mútua dos Pescadores.

Vila Chã, Praia do Pescado
À Roda do Mar com os alunos do 4.º ano da Escola Básica do Facho

Peniche, Praia de Peniche de Cima/Cova da Alfarroba
À Roda do Mar com os alunos do 3.º e 4.º anos da Escola Básica da Prageira

Com o coração cheio de afetos e o futuro nas mãos dos mais pequenos, saímos mais ricos destes dois dias, com vontade de continuar a aprender e a crescer com as várias vidas e oportunidades que o mar nos dá.
Um imenso bem-haja às escolas envolvidas, seus professores e coordenadores, às capitanias de Leixões, Vila do Conde, Póvoa e Peniche, à Junta de Freguesia de Vila Chã, aos serviços educativos da Câmara Municipal de Peniche, e ainda ao Centro Ciência Viva de Vila do Conde, por se terem envolvido nesta experiência com tanta generosidade.

Para os profissionais do mar que aceitaram o desafio e para as crianças que tornaram a dinâmica mais rica pelo seu entusiamo, curiosidade e participação, a nossa imensa gratidão!

Print Friendly, PDF & Email