36.ª Regata da Autonomia celebra o mar, e a cultura Açoriana

A 36.ª Regata da Autonomia (Atlantis Cup) já percorre o mar dos Açores, desde 26 se julho, e até 3 de agosto.

Mais do que uma competição a regata é a “celebração do mar, da cultura açoriana e do espírito de aventura que une velejadores de diversas origens”, e que une várias ilhas do Arquipélago: São Miguel, Terceira, Graciosa e Faial.
A Regata acolhe ainda o Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro, e termina simbolicamente na ilha do Faial, cidade da Horta, assinalando também o início da Semana do Mar.

A iniciativa é assumida como um compromisso entre o desporto náutico, a identidade insular e a responsabilidade ambiental, sendo que este ano e pela primeira vez, vai ser alvo de um estudo de impacto nos Açores.

Nas palavras do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, ao jornal Correio dos Açores, a Regata e o que representa são um “reflexo claro dessa consciência colectiva” açoriana, afirmando ainda que no “Arquipélago, o mar não é apenas um recurso: é uma responsabilidade”.

A Regata da Autonomia
é uma organização do Clube Naval da Horta, em parceria com o Clube Naval de Ponta Delgada, o Clube Náutico de Angra do Heroísmo, o Angra Iate Clube e o Clube Naval da Graciosa, envolvendo diversas instituições e entidades apoiantes, que são também o garante da sua realização.
Conta com o apoio da Assembleia Legislativa dos Açores e Governo Regional. Destaca-se também o papel das Câmaras Municipais e a colaboração da autoridade portuária e da autoridade marítima.
E ainda a parceria com a Associação Regional de Vela dos Açores.
A Mútua dos Pescadores assume também a sua quota parte apoiando a iniciativa ano após ano!

Fontes:
https://correiodosacores.pt/2025/01/24/atlantis-cup-2025-de-26-de-julho-a-3-de-agosto/
https://correiodosacores.pt/2025/07/24/regata-da-autonomia-de-26-de-julho-a-3-de-agosto/

Acompanhar a Regata nas páginas oficiais:
https://atlantiscup.com/
https://www.facebook.com/AtlantisCup/

36.ª Regata da Autonomia celebra o mar, e a cultura Açoriana