IX Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo

III Cruzeiro Ibérico do Tejo

A procissão de barcos tradicionais do Tejo já desce o Rio, desde Rosmaninhal/Alcântara, em Espanha, com destino a Oeiras, onde se prevê chegar a 18 de junho.

O Cruzeiro tem como objetivos específicos: Reforçar a identidade das comunidades, aproximando-as através da partilha cultural e religiosa; aproximar as comunidades do rio Tejo para usufruírem da sua riqueza; transformar as comunidades ribeirinhas em elementos divulgadores das enormes potencialidades do rio na área do Turismo Sustentável e das Culturas a ele associadas. (ref. Memória descritiva)

Uma peregrinação fluvial de carácter religioso, em nome da Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo e cultural que se realiza no Tejo, num percurso com perto de 300 km e como sucedeu em edições anteriores o rio será percorrido desde a entrada em Portugal, o Rosmaninhal, até à sua foz em Oeiras.

O IX Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo \ III Cruzeiro Ibérico do Tejo conta com o apoio de perto de 160 entidades ao longo do Tejo.

O Cruzeiro pretende ano após ano, dinamizar as comunidades ribeirinhas do Tejo, e evocar as tradições dos Avieiros, estando também envolvido na candidatura da Cultura Avieira a Património Mundial, na sequência de um conjunto de estudos realizados pelo Instituto Politécnico de Santarém.

Apoiam a iniciativa as câmaras municipais, juntas de freguesia e paróquias. Ministério do Ambiente, o Ministério da Administração interna, Ministério da Defesa, a Guarda Nacional Republicana e a Marinha, a Capitania do Porto de Lisboa. Conta ainda com o apoio de associações, coletividades e empresas ao longo do Rio.

Este ano conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República de Portugal.

A Mútua volta a ser a seguradora da iniciativa, fazendo votos de que a festa prossiga sempre em segurança.

Ver Memória descritiva
Acompanhar no Facebook