Testes à Covid-19 para pescadores no Algarve

Pescadores são testados à Covid-19 e participam em ações de formação e sensibilização para as boas práticas sanitárias a bordo.

Cerca de 600 pescadores algarvios de todo o Algarve foram testados, no âmbito das iniciativas previstas para todo o setor, articuladas entre o Ministério do Mar/Secretaria de Estado das Pescas e autoridades de saúde, Docapesca, Portos e Lotas SA, associações de pescadores locais.

Os testes são operacionalizados pelo Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC-Algarve Biomedical Center), que tem realizado milhares de testes à Covid-19 a funcionários e utentes de lares e creches na região do Algarve e do Alentejo.

A realização dos testes é complementada com ações de sensibilização ministradas pela Marinha Portuguesa, em colaboração com as Câmaras Municipais de Portimão, Loulé, Olhão, Lagos, e Sagres e dirigem-se aos responsáveis por embarcações associadas às Organizações de Produtores Barlapesca e Olhãopesca, à Associação de Armadores e Pescadores Quarpesca, assim como às Associações de Armadores do Barlavento Algarvio e de Sagres.

De acordo com o jornal “Sul Informação” digital, o Secretário de Estado José Apolinário e os presidentes de Câmara onde as ações forem desenvolvidas vão acompanhar as sessões.

Fonte: local e Sul Informação (29-5-2020)

Porto de pesca da Quarteira, 28 de maio
Os pescadores da pesca do cerco preparam-se para regressar à faina no dia 1 de junho com a realização de testes no Porto de pesca de Quarteira, em colaboração com a Olhãopesca – Organização de Produtores de Pesca do Algarve, C.R.L.

Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, 29 de maio
Ação de sensibilização às boas práticas a bordo das embarcações de pesca para contenção da propagação do Covid-19 com a presença do Senhor Secretário de Estado das Pescas, Presidentes da Câmara Municipal de Loulé, da Junta De Freguesia de Quarteira, Autoridade Marítima Nacional, Docapesca, Portos e Lotas, SA, dois representantes do Gabinete de Infectologia da Marinha e cerca de 2 dezenas de Mestres de embarcações de pesca.

(fotografias cedidas por Álvaro Bota Guia, Administrador da Mútua e contra-mestre de embarcação do Cerco)

Print Friendly, PDF & Email