Posição da Mútua dos Pescadores sobre o aumento das possibilidades de captura de sardinha para 2021

O Conselho de Administração da Mútua toma posição sobre o aumento da captura de sardinha para 2021, valorizando a decisão.

O Conselho de Administração da Cooperativa – Mútua dos Pescadores – vem desta forma valorizar a decisão recentemente tomada que permitirá à frota nacional do cerco capturar sensivelmente 27 mil toneladas de sardinha para o ano de 2021.
Esta nova realidade vem recolocar algum equilíbrio neste segmento das pescas nacionais, conferindo às empresas e seus trabalhadores, bem como às economias locais das comunidades piscatórias mais dependentes deste tipo de pesca, outras perspetivas de planeamento do seu próprio futuro.
Com o dobro das possibilidades de pesca relativamente ao ano anterior, antevê-se uma diminuição do défice da balança comercial de produtos da pesca com a redução das importações, outra capacidade de abastecimento de matéria-prima à indústria conserveira e aos consumidores de forma geral.
Após vários anos de grandes sacrifícios para o setor, o recurso recuperou com grande pujança, tal como os pescadores, nos últimos anos, já vinham afirmando.
O Conselho de Administração da Mútua dos Pescadores, que nunca negligenciou a sua posição face aos severos impactos sociais, económicos e culturais decorrentes do plano de gestão adotado após 2014, enaltece o trabalho desenvolvido pelas organizações representativas deste segmento da pesca, que acabaram por conseguir demonstrar que a realidade vivida e observada no terreno não era compaginável com tantas e tão demoradas limitações impostas à captura de sardinha.
Importa, portanto, dar continuidade a esta linha de recuperação, não apenas para o segmento do cerco, mas para o setor no seu todo, valorizando e dignificando todos aqueles que dele dependem, bem como as suas comunidades.
O Conselho de Administração da Cooperativa – Mútua dos Pescadores – na persecução dos seus mais elementares objetivos de defesa dos interesses dos seus cooperadores, nos planos económico social e cultural, continuará a agir e a tomar posição sempre que esses interesses sejam de alguma forma colocados em causa.

 2/7/2021
O Conselho de Administração da Mútua dos Pescadores

 

Print Friendly, PDF & Email