Pescador vítima de acidente de trabalho no mar da Nazaré

Nota de pesar do Conselho de Administração da Mútua dos Pescadores

O dia 14 de abril amanheceu com mais uma triste notícia para a comunidade piscatória da Nazaré, dado que mais um pescador local padeceu no exercício das suas funções a bordo da sua própria embarcação, denominada “O Caxineiro”.

O naufrágio, cujas causas ainda estão por apurar, ocorreu perto da praia de S. Gião, a sul do Porto da Nazaré.

Vários foram os recursos disponibilizados para tentar resgatar o corpo, por terra ou por mar. Foram envolvidos meios humanos e materiais da Polícia Marítima local, da Estação Salva-Vidas da Nazaré e dos Bombeiros da Nazaré.

Todos os esforços foram infrutíferos, infelizmente, dado que o corpo do pescador foi resgatado já sem vida.

Mais um membro do setor da pesca que sucumbe, mais um membro da Mútua dos Pescadores que não resiste perante os imensos perigos inerentes à profissão, o que nos leva sempre a alertar para que todos os passos no sentido do reforço da segurança de quem trabalha no mar serão sempre poucos para minimizar os riscos que estarão sempre presentes.

O Conselho de Administração da Cooperativa Mútua dos Pescadores demonstra desta forma a sua sentida consternação com o sucedido e manifesta a sua total solidariedade para com a família do pescador falecido, lamentando profundamente o sucedido, e garantindo que tudo fará, dentro dos seus limites de atuação, para minimizar os impactos daí decorrentes.

14.4.2022
O Conselho de Administração da Mútua dos Pescadores

Fotografia de Cristian Palmer em Unsplash
Print Friendly, PDF & Email