NOVA EDIÇÃO DA MARÉS!

A nova edição da Marés (#77) celebra com todos os parceiros, cooperadores, dirigentes e trabalhadores da Mútua o seu novo corpo de órgãos sociais, chamando para tema de capa as eleições de março de 2017 e a cerimónia de tomada de posse em Lisboa, no dia 7 de abril, com a presença de representantes de praticamente todo o universo Mútua.

Continuamos também a celebrar os 30 anos de Marés, fazendo desta vez a resenha das primeiras edições em formato Revista, até 1995. E ainda sobre nós, o destaque vai para a a campanha com os “Pés no Terreno” que continua a levar a Administração aos Portos e às comunidades, ouvindo e prestando contas da sua atividade. Na seção da Mútua damos conta dos nossos resultados do exercício de 2016, apresentados na Assembleia Geral de Março, também objeto de notícia. A formação aos dirigentes levada a cabo no início do ano foi também objeto de notícia.

Da Atividade Seguradora o destaque vai para o artigo do Presidente do Instituto dos Atuários Portugueses, José Manuel Mendinhos, que nos troca por miúdos o que é isto de ser atuário e a importância para prevenir em instituições como a nossa, da atividade seguradora, mas também públicas, como a Segurança Social, no sentido de “preparar as responsabilidades futuras”.

Da Segurança e saúde no trabalho destacamos a Campanha Ibérica de Prevenção de Acidentes de Trabalho, em artigo assinado pela ACT.

Da Cultura Costeira o destaque vai para um livro especial vindo de Vila de Chã, para crianças (de Teresa Azevedo e Bruno Costa), pela mão de Maria do Céu Baptista, que nos aproxima de um modo diferente desta pequena comunidade costeira e dos seus habitantes.

Do setor cooperativo e social fazemos neste número uma saudação especial às organizações da economia social que partilham o mesmo espaço de valores e de princípios que nós, sediadas no edifício da nossa sede em Lisboa: ACEP, ADAPI, ANIMAR e CONFECOOP; e trazemos também um artigo de Rui Coelho e Campos, novo membro dos órgãos sociais da Mútua, sobre a Conta Satélite da Economia Social 2013.

Destacamos os Açores nessa nova edição, com uma saudação ao nosso dirigente Genuíno Madruga, pela sua mais recente galardoação, desta vez com a medalha militar da Cruz Naval de primeira classe, atribuída pela Marinha Portuguesa. À nova Associação Sete Mares, com sede em Rabo de Peixe, São Miguel, damos as boas vindas, pelo testemunho da sua Presidente Lurdes Baptista.

Nesta edição fazemos também um especial agradecimentos às escolas do SISEP e Escola de Comércio de Lisboa, pela oportunidade que nos deram de mostrarmos a nossa organização a alguns dos seus alunos. Ao jovem António Caxaria, estudante do Técnico, pela sua visita à nossa sede em Lisboa para uma manhã de aprendizagem com a nossa atuária.

Das pequenas grandes rubricas ficamos desta vez com a Arte e Cultura das 9 sinfonias de Beethoven.

Por fim despedimo-nos de Mário Ruivo, com um belo artigo que Álvaro Garrido quis generosamente partilhar com todos os leitores da Marés.

A todos os leitores e colaboradores da Marés o nosso obrigado por permitirem que a Revista persista!

Revista Marés #77