ELEIÇÕES NA MÚTUA DOS PESCADORES, COOPERATIVA DE UTENTES DE SEGUROS PORTUGUESA
No dia 28 de março os cooperadores da única cooperativa de seguros portuguesa, elegerão os seus órgãos sociais para o próximo mandato – 2021-2024.
Não obstante o contexto adverso que se vive, a preparação do ato eleitoral atende a todas as medidas recomendadas para a prevenção do contágio por COVID-19, garantindo-se as condições de saúde e segurança em cada uma das 27 mesas de voto distribuídas pelas zonas de intervenção da cooperativa, desde o Corvo a Viana do Castelo.
Com o lema Mútua – um farol no horizonte! apresentou-se uma única Lista às eleições, com 78 elementos distribuídos pela Mesa da Assembleia Geral, Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Comissão de Avaliação e Vencimento, e os 6 Conselhos Regionais, do Norte, Centro, Sul, Algarve, Madeira e Açores, que por sua vez elegerão o Conselho Nacional, composto por elementos destes órgãos. Homens e Mulheres oriundos das atividades marítimas na sua grande maioria, e da pesca em particular, com ligação às associações dos seus setores de atividade, mas também da própria atividade seguradora, do setor cooperativo e social, e da investigação.
Uma lista de continuidade com o projeto dos atuais órgãos sociais, que têm contribuído para a consolidação de uma “cultura de solidariedade, entreajuda, reflexão coletiva e participação na tomada de decisão”, “aí residindo, em boa parte, a sua capacidade de resistir às ofensivas do tempo e dos múltiplos contextos socioeconómicos e políticos que tem atravessado ao longo dos seus quase 80 anos de existência”, como se lê no Programa da Lista apresentado aos cooperadores.