Fechou-se o ciclo da roda de aprendizagens com as crianças da Voz do Operário em Lisboa, em torno no mar.
No momento em que mais um ano letivo está a chegar ao fim, as crianças das duas turmas do 4.º ano do ensino básico, da Voz do Operário, participaram na última sessão da Roda do Mar, encerrando assim o ciclo de aprendizagens e partilhas em torno do mar, que as tem acompanhado ao longo destes últimos 4 anos.
Em 2022, para assinalar o 80.º aniversário da Mútua, iniciou-se este percurso com as duas turmas do 1.º ano, levando o tema das profissões do mar à Voz, com a apresentação do Livro com o mesmo nome, projeto que uniu a Mútua e o Mar de Experiências antes da pandemia. Em 2023, as mesmas crianças, já com 7, 8 (e 9) anos, participaram na oficina de construção das sardinhas (as “Lourencinhas”) com lixo marinho, abrindo-se a temática da valorização do património marítimo; reforçada em 2024 com a construção das “artes xávegas” também com lixo marinho. Nesse ano levámos as crianças fora de portas, até à Costa da Caparica, ao encontro dos pescadores da embarcação Canope e dos mistérios do “olho de proa”. Este ano o Mar de Experiências surpreendeu-nos com a sua capacidade criativa e inventiva, construindo jogos com lixo de marinho (alguns cooperativos), seguindo todas as pistas dos profissionais do início de todas esta odisseia: lá está o jogo do pescador, do polícia marítimo, da bióloga, do faroleiro, do capitão…
Foi a delícia dos pequenos e a forma ideal de encerrar este (1.º) ciclo à Roda do Mar!
Os jogos, que já foram apresentados em diversos locais, foram também apresentados em Setúbal, assinalando a já tradicional presença do Mar de Experiências na Mostra de Tradições Marítimas, em parceria com a Mútua. Ali integrados nas várias iniciativas que a União de Freguesias de Setúbal dinamiza neste âmbito, em articulação com as demais freguesias de Setúbal, que têm como principal objetivo aproximar as crianças e jovens das atividades da “borda de água” e de todo o património marítimo e fluvial envolvente.