Nova tragédia assolou os nossos mares, na manhã de 16 de dezembro, com uma embarcação de pesca a naufragar a 200 milhas de Aveiro. Com sete pescadores a bordo, lamenta-se a morte de um pescador, e a assinala-se com preocupação quatro homens desaparecidos.
De acordo com informação da Marinha Portuguesa, que coordena as buscas pelas restantes vítimas no local, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), o alerta foi recebido às 7h50 através da Emergency Position Indicator Radio Beacon (EPIRB) da embarcação de pesca que terá sofrido uma entrada de água enquanto navegava a mais de 200 milhas náuticas (aproximadamente 370 quilómetros) de Aveiro.
De acordo com a mesma fonte, as operações de busca prosseguiram com um navio patrulha oceânico da Marinha, o NRP Figueira da Foz, uma aeronave de patrulha marítima, P3, da Força Aérea, bem como duas embarcações de pesca que se encontravam nas proximidades. Neste momento terminaram as buscas mas o MRCC Lisboa vai manter uma vigilância remota da área de busca, com recurso a meios de satélite disponibilizados pela Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA).
A Mútua dos Pescadores é a seguradora da tripulação, e não pode deixar de lamentar mais esta tragédia, expressando a sua solidariedade para com o armador, mestre e restante tripulação, com quem contam desde a primeira hora.
Os esforços da Marinha Portuguesa e de todos os seus agentes, o apoio das embarcações de pesca envolvidas merecem também o nosso reconhecimento e uma saudação especial.
Fonte: Site institucional da Marinha Portuguesa

