Promovido pela Associação para a Promoção da Cultura Avieira, Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça, Associação Envolve, Associação Cultural Avieiros e Marinha do Tejo, e com o apoio de várias entidades entre as quais a Mútua, decorre a IV edição do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, que vem ativando ano após ano as tradições dos habitantes das margens do Rio, valorizando as suas práticas e as suas comunidades.
Iniciou-se em Vila Velha de Ródão, a 28 de Maio e percorrerá o Tejo até Oeiras, onde chegará no dia 18 de Junho de 2016.
Aqui deixamos um excerto da 1ª etapa, fazendo votos para que naveguem em segurança com a Mútua, seguradora da organização do Cruzeiro:
“Após a largada de Vila Velha de Ródão, debaixo de chuva, foi com grande satisfação que vimos mais uma vez os abutres e os grifos que habitam nas escarpas do Tejo Internacional, protegidos por programas bem conseguidos de protecção ambiental. Eles sobrevoaram bem alto as embarcações durante largos minutos, como se fizessem uma saudação aos peregrinos que navegavam em 9 embarcações, nos quais se incluía o Segundo-Comandante territorial de Castelo Branco, acompanhado da sua esposa. Estes foram participantes especiais, não tanto pelo protocolo dos cargos, mas por ser a primeira vez que participavam numa viagem pelo Tejo, com estas características. Ficaram cativados pelo que viram e viveram, sentindo que as pessoas que os abordaram demonstraram carinho pela corporação”.
Crónica da 1ª ETAPA – 28 de Maio de 2016: Vila Velha de Ródão – Ortiga
Crónica da 2ª ETAPA – 29 de Maio de 2016: Ortiga – Rossio ao Sul do Tejo
FAÇA AQUI O DOWNLOAD DO CARTAZ EM PDF