Dia Internacional das Cooperativas, 1 de jullho

Celebrado a 30 de junho, em Lisboa

As organizações cooperativas portuguesas, Confecoop e Confagri, com o apoio da CASES, celebram o 101.º Dia Internacional das Cooperativas na Sociedade Portuguesa de Autores, destacando o problema da habitação que o país atravessa e a importância das cooperativas para a sua resolução.

A iniciativa tem início pelas 14h00 e prevê a intervenção dos dirigentes das confederações cooperativas nacionais, Confecoop e Confagri, e CASES, bem como dos anfitriões, da SPA.

Caberá à Fenache, Federação Nacional das Cooperativas de Habitação Económica, FCRL, fazer a intervenção sobre os problemas e desafios para o setor cooperativo neste contexto, e a Secretária de Estado da Habitação encerrará o painel de intervenções.

No final da iniciativa haverá um momento musical pelo Maestro Carlos Alberto Moniz.

Mensagem da Aliança Cooperativa Internacional
Dia Internacional das Cooperativas
1 de julho de 2023

Hoje, queremos celebrar uma data que nos une, inclui e fortalece, todos os anos há um século.

Ao longo do tempo, encontramos avanços e retrocessos na maneira como atendemos às necessidades dos outros.
Superámos tempos de considerável dor e incerteza; alguns mais recentes do que outros, e alguns que duraram até agora.
Questões prementes de desigualdade social e económica continuam a atormentar o nosso mundo e devem ser resolvidas.
Enquanto inovamos constantemente os nossos métodos de produção e consumo, o mundo clama para que cuidemos dos seus preciosos ecossistemas.
Durante todo esse tempo, há quase dois séculos, existe um sistema que nos permite organizar as nossas relações económicas e sociais; um sistema que pode tornar realidade o desenvolvimento sustentável de pessoas, comunidades e nações.
Esse sistema é o modelo [cooperativo de organização social e económica], que queremos que continue a ser fortalecido, para garantir que o mundo avance na direção de um futuro verdadeiramente sustentável.
A nossa intercooperação contínua é fundamental e devemos continuar a criar vínculos entre as mais de 3 milhões de cooperativas em todos os continentes.
Devemos continuar a lutar para que os governos nacionais e as organizações internacionais transformem o reconhecimento que já existe do nosso setor num paradigma cooperativo consolidado, abrangendo o sistema de relações internacionais como um todo.
Só assim podemos pensar num futuro regido pela equidade, pela inclusão e por uma base sólida de democracia nas esferas política e económica.

As Cooperativas constroem um mundo melhor!

Devemos mostrar que crescimento económico e prosperidade podem – e devem – andar de mãos dadas com trabalho decente, redução da desigualdade e paz…
Vamos aproveitar este 1º de julho para mostrar ao mundo inteiro como fizemos no passado, fazemos no presente e continuaremos a fazer no futuro.

Feliz Dia Internacional do Cooperativismo!

Aliança Cooperativa Internacional
(tradução livre do original em inglês)

Mensagem do Dia Internacional das Cooperativas (versão original em inglês) 

Dia Internacional das Cooperativas, 1 de jullho

A entrada é livre mas mediante inscrição aqui.

Print Friendly, PDF & Email